Portos do Paraná fecha janeiro com capacitação, abertura de agenda jurídica e balanço de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho


Por Flávia Barros Publicado 28/01/2024 às 22h05 Atualizado 06/02/2024 às 15h24
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O ano de 2023 ficou marcado como aquele em que a Portos do Paraná recebeu vários prêmios e atingiu recordes de movimentação esperados apenas para 2030. Para seguir com os bons índices também em 2024, o mês de janeiro já abriu o ano com ações que favorecem o crescimento dos portos de Paranaguá e Antonina.

Na última terça-feira (23), uma comitiva da Justiça do Trabalho, composta pela juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paranaguá, Kerly Cristina Nave dos Santos, servidores e estagiários, visitou a sede administrativa da empresa pública, o Palácio Taguaré, e também a faixa portuária para conhecer melhor o trabalho realizado nos últimos cinco anos pela gestão jurídica.

A visita institucional foi proposta pela Diretoria Jurídica da Portos do Paraná com o intuito de aproximar e mostrar todo o trabalho feito em relação às demandas trabalhistas nos últimos anos, mostrando os resultados que as políticas internas fizeram alcançar na Justiça do Trabalho”, destacou a diretora de Secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Paranaguá, Celice Viviana da Silva Mayer.

Na semana passada, uma comitiva da Justiça do Trabalho visitou a sede administrativa da empresa pública, o Palácio Taguaré, e também a faixa portuária. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Treinamento


Já entre os dias 22 e 24 de janeiro, representantes da Portos do Paraná e de empresas portuárias participaram da simulação de manobras no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP). Por meio de cálculos matemáticos, o simulador utiliza informações da baía de Paranaguá, tais como marés, correntezas e rajadas de vento, para simular, em tempo real, as manobras no cais. Tudo é exibido em uma tela de 12 metros de diâmetro, com 32 projetores, visão 360° e cabine de comando (passadiço) semelhante a um navio real.

No TPN-USP, foram realizadas diversas manobras portuárias, incluindo atracação e desatracação dos maiores navios que serão recebidos nas próximas semanas: o MSC Natasha XIII e o MSC Elisa XIII. Os porta-contêineres da classe New Panamax possuem 366m de comprimento, sendo a maior dimensão disponível na América Latina.

De acordo com o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, foram avaliados os parâmetros de segurança adequados para manobras assistidas por rebocadores em situações normais e de perigo. “Dois rebocadores tripulados por comandantes foram empregados com o propósito de assegurar um nível elevado de realismo nas simulações. A integralidade da simulação desempenha um papel crucial na garantia da conformidade com os critérios estabelecidos, bem como na atualização das normas operacionais, a fim de assegurar que as manobras de navios sejam conduzidas de maneira segura e eficiente”, explicou.

Também na última semana, representantes da Portos do Paraná e de empresas portuárias participaram da simulação de manobras no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo. Foto: TPN-USP

Saúde e Segurança do Trabalho


Janeiro também foi o mês de divulgar o balanço das ações de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho desempenhadas ao longo do ano passado. A Portos do Paraná reuniu 18.317 colaboradores nas atividades e o balanço de 2023 corresponde a um aumento de 12,2% em relação a 2022. Foram campanhas internas na empresa pública, campanhas externas para toda a comunidade portuária e diálogos de segurança focados na prevenção de acidentes, nos mais diversos setores, serviços e operações dos portos de Paranaguá e Antonina.

As campanhas e os Diálogos de Segurança são as ferramentas dos nossos eventos de conscientização, os quais têm o objetivo de levar informações preventivas aos trabalhadores. Todos os nossos esforços são para levar essa informação com qualidade e ao maior número de pessoas possível, de uma forma direcionada e customizada para cada atividade”, destacou o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.