Portos do Paraná marca presença no Congresso Latino-Americano do setor portuário


Por Redação Publicado 07/12/2023 às 15h48 Atualizado 19/02/2024 às 07h00
O evento abordou a relevância da implementação de políticas públicas eficazes para impulsionar os portos na América Latina.

*Com informações da Portos do Paraná

O diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, foi um dos palestrantes do 31º Congresso Latino-Americano de Portos, promovido pela Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA).

O evento anual ocorreu na Colômbia e abordou a relevância da implementação de políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos portos na América Latina.

Na sessão geral, que contou com a presença da diretora e coordenadora geral de Portos e Marina Mercante do México, Maria Marisa Abarca, e do ministro gerente da Empresa Portuária Nacional de Honduras, Carlos Arturo Bueso Chinchilla, Victor discutiu as ações em andamento nos portos paranaenses, abrangendo acessos terrestres, aquaviários e terminais.

Um dos destaques foi o projeto da Nova Ferroeste, conduzido pelo Governo do Estado, que visa conectar o estado de Mato Grosso do Sul a Foz do Iguaçu, integrando a ferrovia aos Portos do Paraná. Kengo enfatizou a importância do projeto, denominado Moegão, como a maior obra pública portuária do país, almejando aumentar a capacidade ferroviária dos terminais do Corredor de Exportação Leste.

Concessão do Canal de Acesso

Outro ponto abordado foi a questão do calado, que é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha até a linha d’água. Atualmente, Paranaguá tem um calado operacional de 12,8 metros. Com o projeto atual para concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá, a empresa busca atrair R$ 1 bilhão em investimentos.

“Conquistaremos 15 metros e meio de calado, que nos permitirá receber navios maiores, mais pesados e com maior produtividade”, ressaltou o diretor.

Ao mencionar os terminais, Kengo ressaltou que a Portos do Paraná foi a primeira autoridade portuária autorizada pelo Governo Federal, desde 2019, a ter convênio de delegação para arrendamento de áreas. Essa concessão agilizou processos, atraiu investimentos privados para modernização dos terminais e expansão dos berços de atracação.

“Isto nos gerou muita eficiência e mais agilidade nos processos, além de atrair as empresas privadas para investir nas áreas arrendadas, visando a modernização dos terminais e expansão dos berços de atracação. Como autoridade portuária, precisamos estar sempre de olho e atentos ao mercado, para ver para qual caminho vamos seguir”, finalizou o diretor.

Sobre o congresso

O Congresso Latino-Americano de Portos abordou desafios recentes para o setor marítimo, incluindo digitalização, transição energética, mudanças climáticas e suas implicações nos portos e no setor marítimo. O evento contou com a participação de mais de 400 líderes portuários, representantes de empresas e especialistas internacionais.