Prevenção: Abril Verde atende mais de 1,5 mil trabalhadores e usuários do Porto de Paranaguá
Um dia inteiro dedicado ao reforço das ações executadas ao longo do ano, em especial no mês de abril, nos portos paranaenses, no sentido de conscientizar os trabalhadores portuários sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho. Assim foi esse 25 de abril, na sede administrativa da Portos do Paraná, em Paranaguá. O JB Litoral acompanhou o Abril Verde 2024, que concentrou diversas ações e atividades, com prestações de serviços, na entrada do Palácio Dom Pedro II. Ao todo, mais de 1.500 pessoas foram atendidas, entre trabalhadores e usuários do porto.
Realizada pela Portos do Paraná, a iniciativa realizada pelo terceiro ano consecutivo é uma parceria com o Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) de Paranaguá; a Paraná Medicina Empresarial, o Sest/Senat e a Prefeitura de Paranaguá.
Os serviços
Quem circulou pela sede administrativa teve acesso, gratuitamente, a orientações de saúde, segurança e meio ambiente, puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e, ainda, receber vacina contra a gripe. Visitantes e trabalhadores também ganharam cremes para proteção solar e outros brindes alusivos à prevenção contra a dengue.
Entre as centenas de trabalhadores atendidos estava o parnanguara Anderson Vanhoni, motorista carreteiro há quase 30 anos.
“Assim fica tudo mais prático, principalmente para a gente que não tem muito tempo de sair em horário de trabalho, aqui fica bem mais cômodo. Acabei de saber como está a minha pressão e vou tomar minha vacina, que eu não estava com tempo, aqui ficou bem mais fácil”, aprovou o motorista.
Vem dando resultado
Para o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, a expressiva adesão dos portuários demonstra que a cultura de prevenção tem sido bem assimilada no Porto de Paranaguá.
“A gente tem uma agenda, durante todo o mês, de orientações preventivas, com os trabalhadores e um dia, que no caso é hoje (25), em que a gente monta toda essa estrutura aqui para ofertar informações preventivas aos trabalhadores e atendimento de saúde. Às vezes o trabalhador não consegue ter muito acesso no seu dia-a-dia, então a gente coloca isso aqui de forma a facilitar”, disse Sbravatti.
Já a engenheira e coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, destacou a importância de se manter o modelo que vem dando certo.
“Nós temos ações que promovem os cuidados com a saúde do trabalhador e segurança do trabalho, para as pessoas reconhecerem o que é perigo, o que é risco aqui dentro. As outras ações com os parceiros, como a feita em conjunto com o Sest/Senat que simula os efeitos do uso de álcool, como ele atua sobre o organismo e como você se sente quando está embriagado, que mostra a importância da segurança, principalmente em relação ao transporte”, detalhou Karla.
“Com a campanha Abril Verde, a gente reforça a importância da segurança do trabalhador. Então fazemos essa sequência de eventos para promover a cultura de segurança do trabalho, claro, no nosso caso aqui dentro do Porto, e isso envolve toda a comunidade portuária”, completou.