Projeto de Moegão em Paranaguá terá audiência pública em outubro


Por Marinna Prota Publicado 20/09/2021 às 13h18 Atualizado 16/02/2024 às 13h49

O projeto de centralização da descarga ferroviária em uma moega exclusiva para descarga de vagões no Corredor de Exportação da região Leste do porto de Paranaguá, será apresentado para a população em outubro deste ano. Segundo a empresa Portos do Paraná, a audiência pública sobre o tema foi marcada e será realizada de maneira on line. A participação de entidades e do próprio cidadão é incentivada, já que haverá abertura para perguntas e sugestões.

A apresentação do projeto à comunidade será no dia 20, às 14 horas e poderá ser acompanhada por meio deste link. O novo “Moegão” deverá concentrar as cagas que chegam pela malha ferroviária. “O projeto do Moegão terá capacidade para descarregar, de maneira simultânea, 180 vagões, em três linhas independentes que vão interligar os onze terminais”, diz o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, André Cassanti Neto.

O valor da obra, prevista para ser licitada no segundo semestre deste ano, é de R$ 450 milhões.

Além do Moegão, o projeto prevê a reestruturação rodoferroviária dos acessos aos terminais do Corredor Leste do porto de Paranaguá, com o objetivo de otimizar a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais. A proposta busca um aumento da participação e mais agilidade à descarga dos trens com a redução das interferências e cruzamentos rodoferroviários, além da redução dos custos para a cadeia logística.

Os interessados têm 30 dias para enviar dúvidas e sugestões através do e-mail:  audiencia.moegao@appa.pr.gov.br.

Com informações da Portos do Paraná