Projeto premia 30 alunos de Antonina e Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto
Trinta alunos de escolas municipais serão premiados com um passeio pela Baía de Paranaguá, no dia 06 de dezembro deste ano. Eles fizeram uma visita aos portos paranaenses e foram convidados a desenharem e escreverem uma frase sobre o que aprenderam.
“Esse ano a gente selecionou 10 desenhos das escolas de Paranaguá que visitaram no primeiro semestre e 20 desenhos das escolas do segundo semestre de 2024. Observamos se eles captaram o que a gente passou na palestra, o que eles viram da visita e observamos os elementos que estão nos desenhos e frases”, explicou a bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.
O Concurso de Desenho e Frase faz parte do Projeto Porto Escola, que leva semanalmente estudantes do 5º ano de escolas municipais de Antonina e Paranaguá para conhecerem os portos. As artes foram escolhidas pela Portos do Paraná, a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá e a Cia Ambiental.
“É muito importante para as crianças a visita, pois a área portuária trata de diversos temas, e não apenas da importação e exportação, mas também do meio ambiente e da sustentabilidade local. Já participei de algumas edições na escolha dos desenhos, e é sempre difícil, porque existem diversas perspectivas. Este ano a gente conseguiu fazer uma seleção muito boa”, comentou o diretor do departamento de Ensino Fundamental de Paranaguá, o professor Ronaldo Cardoso.
Vencedores
Os nomes dos vencedores podem ser consultados no site da Portos Paraná (www.portosdoparana.pr.gov.br). A divulgação foi feita na última sexta-feira (22).
Antes do passeio de barco pela Baía de Paranaguá, os selecionados serão premiados no auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, na sede administrativa da Portos do Paraná.
Sobre o Porto Escola
Em 2024, mais de 1700 alunos passaram pelos portos de Paranaguá e Antonina. Durante a visita, os estudantes aprendem sobre a correta destinação dos resíduos, conservação dos manguezais, importância do uso dos equipamentos de proteção individual, entre outras questões ligadas à atividade do terminal marítimo. Depois, eles passam pela faixa portuária onde podem ver de perto os navios atracados.
Neste ano, a administração dos portos trouxe como novidade vídeos educativos para os alunos.
O Porto Escola é desenvolvido em parceria com as prefeituras de Paranaguá e Antonina. O projeto é realizado desde 2015, mas ficou suspenso durante a pandemia, e já atendeu mais de 15 mil alunos desde então.
“É uma imensa felicidade essa parceria entre a Portos e a prefeitura. As crianças se sentem valorizadas, entendem como funciona todo esse processo, até porque 80% dos familiares trabalham e dependem do porto”, destacou a chefe de Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Emanuelle Rueda.
Visita inclusiva
Pela primeira vez em toda a história do projeto, alunos com deficiência fizeram uma visita ao Porto de Paranaguá. No mês passado, 17 crianças surdas e 21 pessoas com deficiência cognitiva da Escola Bilingue para Surdos Nydia Moreira Garcez e da Escola Municipal Edite Lobo dos Santos conheceram a história portuária da região. Ao todo, 11 professores acompanharam os estudantes.