Projeto premia 30 alunos de Antonina e Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto


Por Thais Skodowski com informações da AEN Publicado 23/11/2024 às 11h20
WhatsApp Image 2024-11-23 at 10.25.22
Crianças são premiadas com um passeio de barco pela Baía de Paranaguá. (Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná)

Trinta alunos de escolas municipais serão premiados com um passeio pela Baía de Paranaguá, no dia 06 de dezembro deste ano. Eles fizeram uma visita aos portos paranaenses e foram convidados a desenharem e escreverem uma frase sobre o que aprenderam.

“Esse ano a gente selecionou 10 desenhos das escolas de Paranaguá que visitaram no primeiro semestre e 20 desenhos das escolas do segundo semestre de 2024. Observamos se eles captaram o que a gente passou na palestra, o que eles viram da visita e observamos os elementos que estão nos desenhos e frases”, explicou a bióloga e analista portuária da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.

O Concurso de Desenho e Frase faz parte do Projeto Porto Escola, que leva semanalmente estudantes do 5º ano de escolas municipais de Antonina e Paranaguá para conhecerem os portos. As artes foram escolhidas pela Portos do Paraná, a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá e a Cia Ambiental.

WhatsApp Image 2024-11-23 at 10.25.22 (1)
Avaliadores analisam se estudantes compreenderam o que foi apresentado durante a visita. (Crédito: Mayara Locatelli/Portos Paraná).

“É muito importante para as crianças a visita, pois a área portuária trata de diversos temas, e não apenas da importação e exportação, mas também do meio ambiente e da sustentabilidade local. Já participei de algumas edições na escolha dos desenhos, e é sempre difícil, porque existem diversas perspectivas. Este ano a gente conseguiu fazer uma seleção muito boa”, comentou o diretor do departamento de Ensino Fundamental de Paranaguá, o professor Ronaldo Cardoso.

Vencedores

Os nomes dos vencedores podem ser consultados no site da Portos Paraná (www.portosdoparana.pr.gov.br). A divulgação foi feita na última sexta-feira (22).

Antes do passeio de barco pela Baía de Paranaguá, os selecionados serão premiados no auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, na sede administrativa da Portos do Paraná.

Sobre o Porto Escola

Em 2024, mais de 1700 alunos passaram pelos portos de Paranaguá e Antonina. Durante a visita, os estudantes aprendem sobre a correta destinação dos resíduos, conservação dos manguezais, importância do uso dos equipamentos de proteção individual, entre outras questões ligadas à atividade do terminal marítimo. Depois, eles passam pela faixa portuária onde podem ver de perto os navios atracados.

Neste ano, a administração dos portos trouxe como novidade vídeos educativos para os alunos.

O Porto Escola é desenvolvido em parceria com as prefeituras de Paranaguá e Antonina. O projeto é realizado desde 2015, mas ficou suspenso durante a pandemia, e já atendeu mais de 15 mil alunos desde então.

“É uma imensa felicidade essa parceria entre a Portos e a prefeitura. As crianças se sentem valorizadas, entendem como funciona todo esse processo, até porque 80% dos familiares trabalham e dependem do porto”, destacou a chefe de Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Emanuelle Rueda.

Visita inclusiva

Pela primeira vez em toda a história do projeto, alunos com deficiência fizeram uma visita ao Porto de Paranaguá. No mês passado, 17 crianças surdas e 21 pessoas com deficiência cognitiva da Escola Bilingue para Surdos Nydia Moreira Garcez e da Escola Municipal Edite Lobo dos Santos conheceram a história portuária da região. Ao todo, 11 professores acompanharam os estudantes.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *