Público poderá conhecer embarcações de “guerra”, neste sábado, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 18/01/2023 às 18h32 Atualizado 18/02/2024 às 02h48

Elas não têm o luxo dos navios de cruzeiro, nem as características que fazem parte da paisagem do porto, com o vai e vem das embarcações de transporte de cargas, no entanto, também chamam a atenção e têm seus encantos. Neste sábado (21), chegam ao Porto de Paranaguá três embarcações pertencentes à Marinha do Brasil e a população terá a chance de conhecer o navio empregado no transporte de tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e provisões diretamente à área de operações, o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40) e duas fragatas; a Fragata “Liberal” (F43) e a Fragata “Defensora” (F41). Essas podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas águas brasileiras.

OPERAÇÃO

As embarcações da Marinha saíram do Rio de Janeiro na última segunda-feira (16). A parada no porto paranaense faz parte das atividades da operação denominada Aspirantex 2023 e é organizada pela Capitania dos Portos do Paraná.

VISITAÇÃO

O acesso do público será liberado pelo edifício Dom Pedro II, sede operacional do Porto de Paranaguá e a visitação ocorrerá das 13h às 19h, por ordem de chegada. Para os adultos, é necessário apresentar documento oficial, com foto, e número do CPF. Já as crianças devem portar o RG. A Portos do Paraná alerta que, por questão de segurança, o acesso ao cais deve ser feito com calçados fechados e sem salto. Os visitantes também precisam estar atentos e respeitar a sinalização disponível entre o prédio e as embarcações.