Resultado do trabalho positivo garante vitória de Lozano no 1º turno na Estiva
Depois de décadas de acirradas disputadas sindicais, geralmente com muitas chapas na busca pelo comando do maior sindicato de trabalhadores de Paranaguá, neste domingo (15), o atual Presidente do Sindicato dos Estivadores de Paranaguá e Pontal do Paraná, João Lozano, foi reeleito no primeiro turno da eleição que contou com a participação de seis chapas em Paranaguá.
Sob o comando de lideranças e presidentes da Intersindical de Paranaguá, como João Claudio Marques (Arrumadores), Carlos Antonio Tortato (Conferentes), Marcos Ventura (Vigias Portuários), Edinei Domingues (Bloco), Marcelo Januário da Silva (Consertadores), além de Marcus Vinicius da Velha (Consertadores), Fabiano Oliveira (Arrumadores) entre outros, a eleição foi tranquila, sem tumulto e com um forte clima de respeito entre os concorrentes.
Além de João Lozano, disputaram a presidência da categoria, Julio Veloso pela Chapa 2, Luciano Colodel Chapa 3, Julio Poleti Chapa 4, Arivaldo Filadelfo Chapa 5 e Geraldo Figueira Chapa 6.
Realizada nas dependências da chácara da categoria, localizada na Rua Paulo Canhola, o processo eleitoral começou às 8h e encerrou às 17h, quando se deu início a apuração dos votos. Mostrando organização, todas as chapas estavam com camisetas personalizadas e pediram voto na rua de acesso às urnas, enquanto que os seis candidatos, perfilados, recebiam os estivadores no interior do recinto.
Apesar da tranquilidade na eleição, viaturas da Polícia Militar permaneceram no local da votação para garantir a segurança e a ordem no bairro.
Números
No final da apuração, dos 927 votantes, as urnas mostraram a vitória da Chapa 1 com 475 votos, a Chapa 2 – 242 votos, Chapa 3 – 69 votos, Chapa 4 – 53 votos, Chapa 5 – 37 votos e Chapa 6 – 22 votos. Ainda houve sete votos brancos e sete nulos.
Vale lembrar que, na primeira eleição, Lozano foi para o 2º turno ao somar 288 votos contra 389 votos de Dirceu Pereira. Na disputa final, Lozano venceu a eleição ao receber 587 votos, enquanto a Chapa 1, de Dirceu Pereira, obteve 521 votos. Este ano, por sua vez, o atual presidente quebrou um tabu na eleição sindical e venceu todos os seus cinco adversários logo no primeiro turno. Veja como foi a eleição.