ROCHA inova e se encarrega das operações logísticas da MSC Cruzeiros em Paranaguá


Por Redação Publicado 04/03/2024 às 20h08
Além disso, a empresa também está coordenando as atividades operacionais de embarque e desembarque de passageiros e bagagens no receptivo localizado no complexo Mega Rocio. Foto: Divulgação
Além disso, a empresa também está coordenando as atividades operacionais de embarque e desembarque de passageiros e bagagens no receptivo localizado no complexo Mega Rocio. Foto: Divulgação

Pela primeira vez na história, a cidade de Paranaguá passou a fazer parte da rota das viagens turísticas marítimas da MSC Cruzeiros. Desde dezembro de 2023, a Rocha Terminais Portuários e Logística, em parceria com a SC Portos, é responsável pela operação de passageiros dos navios que atracam no porto parnanguara até esta sexta-feira (8).

Desde o dia 1º de dezembro de 2023, mais de 22,5 mil passageiros e tripulantes desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos do Litoral. Nesta semana, acontece a 16ª e última parada dos navios no porto de Paranaguá durante a temporada de 2023/2024, que trouxe momentos de celebração para a economia dos municípios.

De acordo com a empresa, com uma experiência de 160 anos de existência, a Rocha tem se dedicado continuamente a alcançar flexibilidade para atender a diversas necessidades do mercado no âmbito das operações portuárias. “Em harmonia com esse compromisso, a empresa aceitou o convite da MSC Cruzeiros para coordenar as atividades operacionais de embarque e desembarque de passageiros e bagagens no receptivo localizado no complexo Mega Rocio, além da responsabilidade de operação na faixa portuária para o abastecimento de suprimentos e descarga de resíduos”, afirma a assessoria de imprensa.

Para a Gerente Comercial da Rocha, Anny Makhohl, “é motivo de imenso orgulho deixarmos a marca Rocha gravada na prestação de serviços a tão renomada empresa que é a MSC Cruzeiros, representando uma inabalável referência em excelência e solidez”. Ela também ressalta que, por meio deste serviço dedicado à MSC, a empresa não apenas consolidou parcerias existentes, mas também catalisou novas colaborações, proporcionando a participação de outras empresas no projeto.


Sobre os serviços prestados


O trabalho no porto começa antes mesmo do navio atracar. “Iniciamos o trabalho colocando as cercas de isolamento, preparando assim o layout do local para receber os turistas e garantir a segurança de todos. Quando o navio atraca, uma colaboradora fica responsável pela conferência das malas, enquanto outros funcionários realizam a descarga das mesmas por meio de esteira rolante”, explica o supervisor administrativo da Rocha, Renan Heidy, responsável pela equipe que atua na faixa portuária.

É uma satisfação enorme poder contribuir com esse momento histórico para Paranaguá e prestar um serviço de excelência para a MSC e, principalmente, para os turistas”, destaca Renan.

A Rocha também é responsável pela operação de abastecimento de mantimentos e bebidas, além de auxiliar na retirada de resíduos. “Enquanto o navio está atracado, nós auxiliamos na retirada dos resíduos e, após a higienização do local, os contêineres são abertos para a descarga das provisões. Vem tudo lacrado e, antes de ser entregue, é conferido pela Anvisa e Receita Federal”, disse o supervisor.


Embarque e desembarque no Mega Rocio


O terminal de ‘check-in’ e ‘check-out’ foi montado no Complexo Mega Rocio, onde uma equipe atua em diferentes tarefas. “Nós somos responsáveis por todo manuseio e segurança das bagagens de quem está embarcando e desembarcando. Organizamos todas as malas do desembarque no saguão para quem está encerrando o cruzeiro, recebemos as daqueles que estão embarcando para passarmos no raio-x e liberá-las. Contamos com cães farejadores para auxiliar na detecção de drogas ou objetos que são proibidos no navio”, detalha a coordenadora de Operações da SC Portos, Mônica Guimarães.

Outra atividade de responsabilidade da Rocha neste local é a de manter a segurança de todos os passageiros e envolvidos, operando equipamentos de raio-x de última geração e garantindo que todos as pessoas a embarcar sejam submetidas a inspeção para detecção de metais ou itens proibidos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *