STIQFAPAR comemora início de curso Técnico em Química, em Paranaguá; associados recebem bolsas gratuitas do Senai
Uma demanda que vinha sendo solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Paranaguá (STIQFAPAR): que a região possa formar Técnicos em Química, tendo mão de obra capacitada localmente, sem a necessidade de trazer profissionais de fora, sempre que as indústrias precisavam contratar técnicos. A boa notícia veio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que abriu uma turma para formar técnicos em Química, em Paranaguá.
“Desde a nossa fundação, como sindicato, que a gente vem pleiteando a formação aqui. Porque Paranaguá tem bastante empresa na área de fertilizante, de produtos de limpeza, na área de líquidos inflamáveis e, infelizmente, não tínhamos um curso na área de técnico em Química. Então, o sindicato vem conversando com o Senai, até mesmo com o secretário do Trabalho, para ver se havia essa possibilidade de trazer à Paranaguá esse curso“, disse o presidente do STIQFEPAR de Paranaguá, Arildo do Nascimento, ao JB Litoral.
FORMAÇÃO E BOLSAS DE ESTUDO
Arildo também detalhou como soube da boa notícia da vinda do curso e o presente fornecido aos associados.
“Na semana passada, o Senai nos procurou trazendo a certeza de que o curso começaria aqui e ofertou seis bolsas 100% gratuitas para o sindicato repassar a algumas empresas. Ao todo, o Senai disponibilizou 12 bolsas, metade delas veio para o sindicato. Teve alguns critérios para a seleção dos interessados, por ser totalmente gratuito, e a turma já vai começar nesta segunda-feira (27)“, explicou o presidente do STIQFAPAR.
VITÓRIA E PRÓXIMA LUTA
Se por um lado o sindicato comemora a vinda da formação em Química para a cidade, por outro, já é hora de lutar pela próxima conquista. “É uma grande vitória, mas não vamos parar por aí. Agora, a nossa nova meta é ver se conseguimos trazer para Paranaguá o curso de técnico em Agrícola. Aqui tem muita indústria de materiais de limpeza, de fertilizantes, que necessitam de técnico Agrícola, e não temos essa mão de obra qualificada em Paranaguá“, contou Arildo.
“Antes, sem ter também na área de Químico, as empresas tinham que pegar o pessoal de Curitiba para fechar o quadro e continuam tendo que contratar de fora os de Agrícola“, concluiu Arildo do Nascimento.
CONVÊNIOS
O STIQFAPAR de Paranaguá é a entidade que pode representar os cerca de seis mil funcionários de indústrias nas áreas de fertilizante, adubo, líquidos inflamáveis, gráficas e farmacêuticos, que antes tinham que se deslocar para a capital e, desde abril de 2021, têm todo o acompanhamento, em definitivo, aqui no Litoral.
Os associados têm direito a descontos em diversas entidades de ensino, tais como Universidade Anhanguera, Grupo de Ensino Isulpar, UniCesumar (Educação Presencial e a Distância), Colégio Evangélico Jerusalém e Colégio Adventista, também da escola de idiomas CNA, inglês definitivo. Segundo a presidência da entidade, a intenção é proporcionar aos trabalhadores e seus dependentes as melhores condições para estudos, seja para cursos superiores e técnicos. Além disso, as demandas vêm dos próprios associados.