TCP lança app para facilitar entrada de caminhoneiros no Terminal de Contêineres


Por Redação Publicado 03/03/2023 às 19h23 Atualizado 18/02/2024 às 06h06
Foto: JB Litoral

O aplicativo TCP GO, criado pela empresa responsável pelo gerenciamento do Terminal de Contêineres de Paranaguá, foi lançado no Google Play Store na última quinta-feira (23). A iniciativa visa reduzir os congestionamentos no terminal, eliminar o consumo de papel e modernizar os processos da companhia.

Para incentivar a adesão do app pelos motoristas, nesta segunda-feira (27), os colaboradores da TCP estarão no Serviço de Atendimento Veicular (SAV) para dar instruções sobre como baixar e acessar o aplicativo, além de mostrar suas principais funcionalidades e esclarecer dúvidas. Na ocasião, também haverá a distribuição de panfletos explicativos.

A nova tecnologia deve otimizar a entrada no terminal por meio de QR Code, além de possuir recursos que facilitam a vida do caminhoneiro, como o acesso às programações de agendamento (futuras e encerradas), acesso aos dados cadastrais e status do motorista, possibilidade de avaliar o terminal no encerramento de cada viagem e acesso ao canal de dúvidas frequentes.

Para garantir a usabilidade do sistema, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da TCP realizou pesquisas de User Experience (experiência do usuário) e desenvolveu o software baseado no estudo. Com telas de navegação simples e design intuitivo, o app foi pensado para ser de fácil uso, mesmo para os caminhoneiros desacostumados a utilizar recursos digitais.

Para usufruir das vantagens do aplicativo, a transportadora deve manter um registro ativo do motorista no portal do cliente. Com o cadastro, o caminhoneiro pode validar os dados da CNH e CPF no aplicativo TCP GO e criar uma conta com e-mail e número de celular.

Desenvolvido ao longo de 2022, o TCP GO está disponível para celulares com o sistema operacional Android e pode ser baixado na Google Play Store. Nos próximos meses, o recurso também será disponibilizado na App Store para o sistema IOS.

Modernização do Terminal de Contêineres de Paranaguá


O aplicativo faz parte do plano de inovação da TCP para o terminal de Paranaguá. Dentre as iniciativas já implementadas está a utilização da rede wireless privada LTE (Long Term Evolution), que garantiu à companhia o título de primeiro porto do Brasil a aplicar esse método.

A tecnologia LTE é utilizada de forma adicional à rede Wi-Fi. Ela oferece alta velocidade, baixa latência e a mobilidade necessária à operação do Terminal.

O projeto LTE faz parte do plano de arquitetura de alta disponibilidade da infraestrutura para atender o grande volume de movimentações que o terminal realiza, atualmente superior a 1,1 milhão de TEUs, caracterizando a TCP como um terminal internacional de grande escala“, afirma o gerente de TI, Walter Maria Júnior.

Outro investimento que beneficiará os clientes do terminal é a expansão do número de tomadas para contêineres refrigerados, que passarão de 3.572 para 5.126, o que ampliará os serviços de cargas frias.

A aquisição de 11 novos guindastes do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry), conhecidos no setor como transtêineres, e a expansão do portão de entrada e saída do terminal também devem agilizar a carga e descarga de contêineres.

Os novos equipamentos chegarão ao terminal em 2023 e ampliarão as movimentações da empresa. Para suportar as constantes expansões, a TCP também está investindo em uma subestação de energia dentro da empresa.