Temporada de cruzeiros chega ao fim com balanço positivo para o Litoral


Por Redação Publicado 01/04/2024 às 18h37
cruzeiros
Mais de 39 mil turistas visitaram o Litoral na primeira temporada. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Desde dezembro de 2023, Paranaguá tem se tornado rota dos cruzeiros MSC Lirica e atração para diversos turistas do Brasil e do mundo. As visitas fazem parte da primeira temporada de atracação dos navios de passageiros no porto da cidade.  Coordenado pela Prefeitura e Governo do Estado, o evento turístico também possibilita que os viajantes conheçam, por terra, outros municípios do litoral paranaense.

Entretanto, no dia 8 de março, com a proximidade do fim do veraneio, foi encerrado o primeiro ciclo de passeios na região. Com um balanço realizado pela empresa pública Portos do Paraná, a temporada 2023/2024 somou 16 escalas, totalizando mais de 39 mil visitas, as quais são operadas pela Rocha Terminais Portuários e Logística, em parceria com a SC Portos.

Esses números foram apresentados durante um evento sediado em Balneário Camboriú, SC – o chamado Sul Export – que tem como objetivo debater assuntos relacionados à infraestrutura logística e ao mercado de negócios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Em 2023, recebemos a primeira temporada de cruzeiros do estado, que incluiu 15 navios do MSC Lirica e um do MSC Musica. Ao todo, 39.163, entre turistas e tripulantes, visitaram o litoral paranaense”, informou a Portos do Paraná.

Com isso, a economia local foi atingida positivamente na região litorânea.  Segundo dados levantados pela Prefeitura de Paranaguá, foram arrecadados mais de R$ 25 milhões com o turismo marítimo. Esse montante recolhido engloba os setores de vestuário, calçados, alimentação, bares, hotéis, além de outros comércios do entorno.

Devido ao sucesso da atração, a MSC garantiu que a cidade parnanguara receberá os cruzeiros nas temporadas 2024/2025 e 2025/2026. Inclusive, os pacotes de viagens já podem ser adquiridos pela internet, por meio do site: www.msccruzeiros.com.br.

MSC confirma mais duas temporadas para o Litoral.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
MSC confirma mais duas temporadas para o Litoral.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Litoral se torna referência para os navios de luxo


Algumas semanas após o fechamento da primeira temporada de cruzeiros, Paranaguá recebeu, no dia 25 de março, o navio de luxo “Silver Wind”, da operadora Royal Caribean. A embarcação contou com, aproximadamente, 280 passageiros, vindos da Alemanha, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Eles estavam com passeios programados para Morretes, Antonina e Curitiba.

De acordo com o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Luiz Pioli, outras operadoras de navios estrangeiros já estão marcando visitas pontuais para conhecer o Litoral do Paraná. “Navios americanos e europeus estão agendando paradas esporádicas na cidade de Paranaguá. Isso demonstra que o município soube acolher todos esses passageiros”, destacou Pioli, por meio da Assessoria Portuária.

andre pioli
Pioli destaca que o Litoral se tornou referência para os navios de cruzeiro. Foto: Claudio neves/Portos do Paraná

Ele ainda enfatizou a relevância do turismo e o impacto direto na geração de empregos para os moradores da região. “O Litoral se tornou referência para os navios de cruzeiro, possibilitando que cruzeiristas conheçam as belezas do Paraná, fazendo o nosso comércio girar. E esta é a importância desses navios: a geração de emprego e renda para a nossa população”, concluiu.

Vale destacar que, em fevereiro de 2024, Paranaguá foi parabenizada pelo gerente da MSC Cruzeiros do Brasil, Marco Cardoso, durante reunião com o prefeito Marcelo Roque (PSD), André Pioli e demais representantes das diferentes pastas da atual gestão municipal. Na ocasião, Cardoso destacou o trabalho de operação realizado pelo município, para atender as demandas dos navios de cruzeiro.

“Foi elogiada a operação que vem sendo desenvolvida. A hospitalidade foi outra questão levantada pelo gestor. A boa relação entre o porto e o município é importante neste momento histórico que Paranaguá vive”, disse Roque naquele momento.


Visita guiada também é outra atração do porto


Também durante o evento que ocorreu no estado vizinho, Santa Catarina, a visita guiada gratuita foi apresentada como um dos projetos sociais desenvolvidos pela Portos do Paraná. Além disso, a empresa pública mostrou o número de pessoas que conheceram as instalações portuárias, em 2023. Ao todo, 2.800 estudantes e profissionais de diversas áreas passaram pelos terminais.

Lembrando que as visitações são gratuitas e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Elas duram, em média, de 40 a 60 minutos e, dependendo do total de pessoas, será necessária a utilização de ônibus, micro-ônibus ou van.

Para mais detalhes ou qualquer tipo de dúvida, basta entrar em contato com a Portos pelo seguinte endereço de e-mail: mariahelena.almeida@appa.pr.gov.br. Já para a solicitação de agendamento de visitas, é necessário fazer um cadastro por meio do site www.portosdoparana.pr.gov.br.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *