Você já se imaginou sendo “carregado” para um navio? A Portos do Paraná promoveu essa experiência imersiva na Intermodal


Por Redação Publicado 09/03/2024 às 20h44

Quem passou por uma cortina preta pesada de veludo, que foi instalada em um espaço privilegiado da Intermodal, foi “transportado” para um mundo que só quem é do setor portuário tem acesso. Rodeado de espelhos e telas, o visitante se viu em uma esteira, tendo a perspectiva dos grãos de soja sendo levados para o carregamento. A experiência imersiva criada pela Portos do Paraná no maior evento do setor, realizado em São Paulo de 5 a 7 de março, propiciou que pessoas que nunca estiveram dentro de uma área portuária conseguissem sentir a grandiosidade desse tipo de operação.

Caixa de imersão proporcionou uma experiência inédita para visitantes. Crédito: APPA/Cláudio Neves
Caixa de imersão proporcionou uma experiência inédita para visitantes. Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Um porto é um espaço de acesso controlado, principalmente por motivos de segurança, e muitas pessoas têm curiosidade sobre o funcionamento. Um vídeo de aproximada três minutos, gravado a partir do ponto de vista das cargas movimentadas, promove um mergulho na estrutura. É uma viagem, em ritmo veloz, pelos principais espaços do porto. Uma das partes mais impactantes, além de se imaginar dentro de uma “garra” sendo despejado em um navio, é o passeio dos automóveis que são embarcados para exportação ou cabotagem. É como estar em uma pista de corrida.

A ideia da imersão é dar a real dimensão dos portos de Paranaguá e Antonina, mostrando o cais, a logística e o armazenamento das unidades que transportaram 65 milhões de toneladas em 2023 e tem arrebatado prêmios nacionais e internacionais de eficiência. Há um charme a mais na experiência, pois cada visitante, antes de entrar na sala, tirou uma foto que, ao final do vídeo, foi transmitida na tela que reveste todo o box, mostrando que o porto é também feito de pessoas e para pessoas.

Também no estande foi apresentada uma maquete de quase três metros de comprimento, que mostra todo o cais, a disposição logística e a área do retroporto. Luzes destacam os diversos espaços e um vídeo explica como são as instalações do porto. A maquete será trazida para Paranaguá e ficará em exposição.


Sobre a feira

A Intermodal reuniu 500 marcas expositoras. Portos, aeroportos, empresas de logística, cargas, tecnologia e companhias aéreas foram representadas em estandes que disputaram a atenção dos clientes. No caso da Portos do Paraná, que tinha o maior estande da feira, além das experiências tecnológicas, foram oferecidos pratos típicos paranaenses, como a carne de onça e o risoto de pinhão – além da tradicional bala de banana de Antonina. Tudo para dar aos potenciais clientes uma amostra de como é o Paraná.

As oportunidades de negócios estão cada vez maiores na Intermodal. De acordo com os organizadores, neste ano, mais de 30% dos expositores se apresentam pela primeira vez na feira. Outro dado que mostra o reaquecimento do setor é o retorno de empresas que estiveram ausentes nos últimos eventos, perfazendo 10% do total de participantes.

O segmento portuário é representado na feira pelos portos brasileiros, mas também conta com estandes da Espanha e Portugal, entre outros.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *