X CONGRESSO DA APLOP – Diretora da APPA participa de Congresso de associação que o porto não é membro


Por Redação JB Litoral Publicado 11/09/2017 às 23h28 Atualizado 14/02/2024 às 22h12

Desde hoje, a cidade de Lisboa é palco do X Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, promovido pela Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), e acontece na Gare Marítima de Alcântara, contando com a presença de Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, e de Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O evento constitui em diferentes painéis de debate que, ao longo destes dois dias, vão abordar temas como o investimento em infraestruturas, o desenvolvimento do negócio portuário, o direito portuário nos países de língua portuguesa, a integração nas cadeias logísticas e as tendências de shipping e as oportunidades para o espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Estão presentes diversos representantes do espaço lusófono marítimo-portuário que, em conjunto, vão debater os principais desafios que se colocam face ao futuro do setor.

A Presidente dos Portos de Setúbal e Sesimbra e de Lisboa, e Presidente da Associação dos Portos de Portugal, Lídia Sequeira, fará uma intervenção abordando o tema dos investimentos nos portos portugueses, num painel moderado por Miguel José Matabel – Presidente dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique.

O congresso, realizado anualmente sob o mote de fortalecer as relações comerciais entre os portos de língua portuguesa, volta a ter Lisboa como cidade anfitriã depois de se ter realizado, nas cidades do Porto, Mindelo, Luanda, São Tomé, Lobito, Maputo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Itajaí no Brasil.

Diretora da APPA presente

Apesar da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), não fazer parte da APLOP, entidade criada em 2011 permite que as administrações ou empresas públicas portuárias compor o quadro de associados, a Diretora Jurídica da APPA, Dra. Jacqueline Andréa Wendpap, está participando do Congresso e se pronunciou no evento em Lisboa. Algo que chamou atenção pelo fato do Portal da APPA não fazer divulgação sobre a participação da diretora no evento. Vale destacar que a única entidade brasileira que faz parte da APLOP desde sua fundação é a Companhia Docas do Rio de Janeiro. Porém, também integram a entidade, Companhia Docas do Rio de Janeiro, a APSFS – Porto de São Francisco do Sul, a Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Administração do Porto de Maceió (APMC).

Com informações www.congresso2017.aplop.org