Veranico no Litoral: calor atípico no inverno já tem data para acabar; saiba mais
Desde o último final de semana, o Litoral enfrenta dias de temperaturas atípicas para o inverno, fenômeno conhecido como “veranico”. O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), William Max Romão, explica que essa situação é causada pela presença de uma massa de ar quente e seca, que tem elevado as temperaturas em todo o estado.
Nesta semana, durante as tardes, as temperaturas podem alcançar até 27ºC no Litoral e até 31°C nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná. “Essa massa de ar quente é responsável por aquecer o estado, gerando um desconforto típico dos dias de verão,” afirma Romão ao JB Litoral.
A ação dessa massa de ar quente também influencia na qualidade do ar, facilitando o transporte de partículas de poluição, fumaça e poeira. “Por isso, no final da tarde e início da noite, o céu apresenta tons mais rosados e alaranjados, resultado dessas partículas em suspensão“, explica o meteorologista.
Mudança climática à vista
O “veranico”, no entanto, terá vida curta. A partir de sexta-feira (23), um sistema de baixa pressão trará uma frente fria, seguida por uma massa de ar fria e polar, diminuindo as temperaturas em todo o estado. “Esse novo sistema tem potencial para derrubar as temperaturas novamente em todo o estado, com valores entre 10°C e 14ºC no final de semana, especialmente na noite de domingo (25)“, conclui Romão.