Projeto “Livros nas praças” terá atividades até dia 30 em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 22/06/2016 às 13h38 Atualizado 14/02/2024 às 13h58

Foto: PMP 

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (20) o projeto “Livros nas praças”, uma ação que tem apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e está sendo promovido por meio das empresas Mosaic Fertilizantes/Instituto Mosaic e Korporativa Marketing, junto com o Ministério da Cultura (MinC), com recursos da Lei Rouanet. O ônibus-biblioteca itinerante conta com 2.000 livros para empréstimo gratuito à população e também estão programadas atividades culturais até o dia 30. 

O veículo está estacionado nos fundos do Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, na Praça João Gualberto, Centro de Paranaguá. A expectativa é que 25 escolas municipais participem das atividades, que são totalmente gratuitas.

Serão entregues brindes e petiscos aos alunos. No lançamento estavam presentes dezenas de alunos da Escola Municipal Manoel Viana, que estavam acompanhados de alguns professores. Eles conheceram as instalações do ônibus e também assistiram a uma apresentação teatral. O horário de atendimento será das 10h às 16h. Esta é a primeira vez que o projeto é realizado no Paraná, mas já passou por São Paulo, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Bahia. Bastante incentivada pela administração do prefeito Edison Kersten, a leitura é fundamental para a vida de qualquer pessoa e, quando estimulada na mais tenra idade, ajuda no desenvolvimento intelectual, lembra a secretária municipal de Educação, Hilda Maria Leite Werner. “Em meio a tantas ferramentas tecnológicas disponíveis deixou-se de lado um pouco o hábito de ler. Mas há tantos instrumentos, através de gibis, revistas e outros documentos, que podem trazer esse hábito para nosso cotidiano, destacou a secretária. 

Para o prefeito Edison, o projeto “é um exemplo da importância das parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para beneficiar a população”. “Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que o ônibus-biblioteca se instale por esses 10 dias na cidade e assim possa beneficiar nossas crianças das escolas municipais e a população em geral. Além desse incentivo vale lembrar que temos um trabalho forte com o incentivo à leitura, que envolve toda a rede educacional”, destacou o prefeito.

O gerente do Terminal Portuário Mosaic, Fernando Fiorucci, disse que é uma honra para a empresa disponibilizar milhares de livros para crianças, jovens e adultos e a todas as pessoas da comunidade de Paranaguá. “A Mosaic acredita muito que a leitura é a base sólida da educação, promove a imaginação, a criatividade”, declarou o dirigente. 

Segundo Fiorucci, a empresa realiza ações que envolvem não somente o incentivo à leitura, mas também a capacitação de educadores e monitoramento do aprendizado. “Ainda buscamos o desenvolvimento e capacitação de liderança local para, que junto com a empresa, trabalhe em desenvolvimento sustentável. Realizamos capacitação de jovens e adultos na inserção no mercado do trabalho e além disso incentivamos nossos funcionários para atuarem como voluntários nas comunidades em que a empresa atuam”, comentou o gerente. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Prefeitura de Paranaguá