Saiba quem irá receber as primeiras doses da vacina no Litoral

por Redação
19/01/2021 19:34 (Última atualização: 19/01/2021)

Por Marinna Protasiewytch

A primeira vacina para a prevenção do novo coronavírus foi aplicada no Paraná, no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, nesta segunda-feira (18). Lucimar de Oliveira, de 44 anos, é enfermeira da instituição de saúde e nascida em Paranaguá. Após receber a primeira dose do imunizante ela deixou um recado claro para toda a população, em especial os moradores do litoral.

“O que eu posso dizer é que não desanimem. Não escutem o disque me disque, a vacina está aí para ajudar, para proteger. Continuem fazendo o seu papel, não aglomerando, fazendo o uso da máscara, lavando as mãos, usando o álcool em gel. Não é porque a gente será vacinado que vamos abrir mão do que até agora tem sido o mais importante para evitar a doença”, ressaltou Lucimar.

“Com a vacina agora eu tenho esperança e fé que vai dar tudo certo. E com isso, esse vírus vai se tornar apenas mais um na nossa folha de vacinação que será vencido”, comemorou Lucimar de Oliveira, que continuará atuando na linha de frente de combate à Covid-19 no Hospital do Trabalhador em Curitiba.

Vacinas distribuídas no Litoral

Saiba quem irá receber as primeiras doses da vacina no Litoral 2

Foram destinadas na manhã desta terça (19) 2.240 doses da vacina para a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá. Os primeiros a serem imunizados serão os trabalhadores da saúde, que segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) contemplam aproximadamente 103 mil pessoas. Depois, 12.224 idosos que vivem em instituição de longa permanência. Cerca de 10.800 indígenas também receberam a primeira dose da vacina nesta fase, além de 482 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Confira abaixo as primeiras fases do plano de imunização no litoral

Conforme informado pela SESA, 132 mil doses da vacina da CoronaVac serão distribuídas inicialmente para as regionais de saúde para que sejam feitas as aplicações da primeira dose. Vale ressaltar que a imunização só ocorre após a segunda aplicação. Na relação abaixo segue a sequência de grupos que devem ser vacinados até o fim do primeiro semestre de 2021.

PRIMEIRA FASETrabalhadores de saúde na linha de frente
 Pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência
 Indígenas
 Idosos a partir dos 75 anos de idade
SEGUNDA FASEPessoas de 60 a 74 anos
TERCEIRA FASEPessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

As demais pessoas devem aguardar novas informações do plano de vacinação, que será atualizado conforme a aplicação das doses for avançando.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments