Dia a Dia

Santuário do Rocio tem programação especial para a Quarta-feira de Cinzas (2)

Por Assessoria de Imprensa
25/02/2022 10:27 |
Atualizado em 13:33

Por Assessoria de Imprensa

O próximo dia 2 de março marca a Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma no calendário cristão. No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, a data terá uma programação especial. Serão três horários de missa e imposição das cinzas para que todos possam participar. A primeira missa acontece às 9h, depois às 15h e a última será às 19h, com missa e novena.

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na igreja e tem o objetivo de levar os católicos a refletir sobre a vida, recordando o quanto ela é passageira, transitória e efêmera. Além disso, o dia também marca o início da Campanha da Fraternidade, um projeto realizado anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma.

O objetivo da campanha é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. Para este ano de 2022, o tema é Fraternidade e Educação, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O intuito é “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. 

A Campanha da Fraternidade também buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum. 

O gesto concreto de fraternidade se expressa na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. Nesta ocasião, todas as doações monetárias realizadas pelos fiéis são direcionadas ao Fundo Nacional de Solidariedade e os Fundos Diocesanos de Solidariedade, que utiliza os recursos para ações sociais nas diferentes regiões do país. Desde seu início, o poder da coleta realizada durante a quaresma tem transformado a vida de inúmeras pessoas que não têm acesso a bens materiais básicos.

Ainda na Quarta-feira de Cinzas o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, atendendo ao pedido do Papa Francisco, que solicita que a data seja um dia de oração pela paz mundial, realizará a recitação do Terço meia hora antes do começo de cada missa. Ou seja, às 8h30, às 14h30 e às 18h30. A equipe de liturgia ficará responsável em motivar o terço junto aos fiéis que se fizerem presentes.