Agendamento pelo WhatsApp zera fila para atendimento clínico em Antonina


Por Flávia Barros Publicado 04/10/2022 às 21h53 Atualizado 17/02/2024 às 18h40
Prefeitura de Antonina - Foto IVAN IVANOVICK (8)

Com a popularização do aplicativo de mensagens e chamadas de áudio e vídeo WhatsApp, a forma de comunicação tem se transformado tanto nas relações pessoais, como na prestação de serviços. A ferramenta tem sido usada como canal de vendas e atendimento ao cliente, no setor privado, mas também vem se transformando em um meio de comunicação eficaz na espera pública. Exemplo dessa eficiência é o “Disk Saúde” implementado pela Prefeitura de Antonina. A administração municipal começou a deixar o número de WhatsApp disponível para a população há quase quatro anos e, com isso, zerou a fila de madrugada por atendimento nas unidades de saúde.

Para manter o serviço ativo e conhecido dos moradores, a secretaria de Saúde de Antonina reforçou, nessa terça-feira (4) em suas redes sociais, a existência do canal de atendimento.

Utilize o Disk Saúde para informações, dúvidas, agendamento de consultas, resultados de exames e esclarecimentos dos horários de atendimento”, diz a postagem.

Sem fila para clínico


De acordo com o secretário de Saúde de Antonina, Odileno Garcia, todos os agendamentos de consultas são feitos via WhatsApp. “As pessoas não precisam ir para a fila da unidade de saúde da madrugada para poder fazer a consulta, você já manda uma mensagem, o serviço pede o cartão do SUS da pessoa; ela pode usar o telefone do familiar, do filho, da neta e a gente faz o agendamento, geralmente, um dia antes da consulta ou no dia anterior a gente faz a confirmação com o paciente, se ele virá ou não. Então, com o Disk Saúde, a gente acabou com as filas de espera na consulta de clínico geral e estamos trabalhando para acabar com as filas de espera nas especialidades”, disse ao JB Litoral.

Saúde das mulheres


O secretário também revelou que, atualmente, a especialidade que mais tem demanda é a de ginecologia. “Temos uma fila, principalmente em ginecologia, de 200 pacientes, mas a gente espera atender essa demanda até a metade do mês. Já os atendimentos clínicos vão sendo marcados de um dia para outro, ou no máximo dois dias de espera, isso é mais rápido até do que marcar uma consulta em plano de saúde. Dependendo da desistência dos pacientes, que avisam quando não podem ir, conseguimos marcar até para o mesmo dia. Por isso sempre pedimos à população que, se não puder ir, avise também pelo Disk Saúde, assim abre vaga para outra pessoa que esteja precisando da consulta médica. Então, com o aperfeiçoamento que estamos fazendo, conseguimos agilizar o atendimento e ter um contato maior com a população, é isso que estamos fazendo esta semana a questão do contato com a população sobre a consulta”, explicou Odileno.

Contato a qualquer hora

Portanto, os moradores que precisarem de consulta médica, podem entrar em contato com o Disk Saúde, que funciona no 41 98534.0849, a qualquer momento do dia, e seguir as instruções que chegam por mensagem automática. No entanto, o retorno do contato, com a marcação da consulta ou respostas às dúvidas, é feito por servidores da prefeitura, em horário comercial.