Capitania dos Portos qualifica operadores de balsas de municípios do interior do Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 01/09/2016 às 10h53 Atualizado 14/02/2024 às 15h54

As cidades de São João do Triunfo, Palmeira, Lapa e São Mateus do Sul – localizadas no interior do Paraná – passarão a contar com mão de obra qualificada para operar balsas usadas em travessias de rios nestas localidades. A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizará, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, o Curso para Formação de Aquaviários, oferecido gratuitamente para funcionários das prefeituras daquelas cidades.

Os municípios passaram a integrar a área de jurisdição da CPPR há menos de um ano e depois de inspeções realizadas pelas equipes da Marinha, o curso foi proposto com o intuito de oferecer orientações, principalmente sobre a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana.

As aulas teóricas estão sendo ministradas na cidade de São João do Triunfo pelos próprios militares, com material didático preparado pelo Departamento de Ensino Profissional Marítimo (EPM) da CPPR. Com essa medida, foi possível diminuir os custos para a realização do curso, oferecido das 8 às 22 horas. As aulas práticas serão ministradas em balsas já em operação nos municípios.

Os operadores de balsas são funcionários dos municípios que, agora qualificados, contribuirão significativamente para a segurança dos cidadãos que precisam desse importante e vital meio de transporte para poderem se deslocar.

 

Fonte: Da assessoria de imprensa da Capitania do Portos de Paranaguá