Em duas semanas, Sanepar retira das praias o equivalente a 77% de todo o resíduo gerado pela maior cidade do Litoral


Por Flávia Barros Publicado 03/01/2024 às 01h46 Atualizado 19/02/2024 às 09h42

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), como todos os anos, reforça a coleta de resíduos nas praias, durante o Verão Maior Paraná. Nessa terça-feira (2), a Agência Estadual de Notícias (AEN), divulgou o balanço de quanto resíduo a empresa pública coletou de 16 de dezembro, quando começou o Verão Maior, até segunda-feira (1º). Nesse período, a Sanepar retirou das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná 108,8 toneladas de resíduos, desse total, 79,2 toneladas foram de resíduos orgânicos e 29,5 toneladas de recicláveis. A maior quantidade foi retirada no primeiro dia do ano: 10,4 toneladas. O total do período equivale a 77% de todo o resíduo coletado em Paranaguá, que é a maior cidade do Litoral, em um dia.

Por dia, são coletadas 140 toneladas de resíduos, sendo até 85% de resíduos orgânicos e recicláveis. O restante equivale aos entulhos, exceto restos de material de construção, que ficam sob a responsabilidade de quem está construindo ou reformando”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Delfino, ao JB Litoral.  

Geração de renda e trabalho

O material reciclável coletado das praias é destinado para as associações de coletores dos municípios, gerando renda para essas instituições. O material orgânico vai para os aterros sanitários, em transporte feito pelas prefeituras.

O serviço de limpeza das praias ocorre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, em 48 quilômetros de areia. A ação gera 143 empregos diretos dos trabalhadores que fazem a coleta e a separação do lixo. Neste ano, devido à engorda da faixa de praia em Matinhos, houve o aumento de cinco novos coletores às equipes.

Os coletores também entregam sacolinhas plásticas aos veranistas para que eles próprios recolham os resíduos gerados durante sua permanência nas praias. O objetivo é conscientizar sobre a importância da separação e destinação adequadas do lixo, contribuindo para a preservação ambiental.