Corpo de Nilo Monteiro é enterrado em Paranaguá e prefeitura decreta luto oficial


Por Marinna Prota Publicado 27/05/2021 às 10h32 Atualizado 16/02/2024 às 03h30

Por Marinna Protasiewytch

Após contrair a Covid-19, o secretário de Indústria e Comércio e vereador licenciado, Nilo Monteiro (PP), faleceu nesta quarta-feira (26) aos 44 anos. O JB Litoral acompanhou a última despedida de familiares e amigos do político, que aconteceu no cemitério municipal São Benedito, no São Vicente, em Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque (Podemos) esteve no local, mas não falou com a imprensa. A prefeitura comunicou o decreto do luto oficial por três dias.

Nilo Monteiro deixa a esposa Daniella Nayana Dieguiz Pinheiro, que está grávida, dois filhos (de 25 e 7 anos) e uma neta de 1 ano.

Confira como foi a despedida na live do JB Litoral:

⬛ DESPEDIDA DE NILO

▶️ JB AO VIVO ⬛ DESPEDIDA DE NILO – Corpo do Secretário e Vereador Nilo Monteiro chega ao cemitério São Benedito, em Paranaguá. Acompanhe!#JBAoVivo #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Quinta-feira, 27 de maio de 2021

Covid-19

Nilo Monteiro estava internado no Hospital Angelina Caron, em Curitiba. No último dia 17, ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que havia necessidade de sedação e intubação. Familiares chegaram a buscar por remédios caros e alternativos para auxiliar na melhora do político, mas na noite desta quarta-feira (26), próximo às 21h, ele acabou morrendo em decorrência de complicações respiratórias causadas pelo novo coronavírus.

Breve histórico

Nilo Monteiro nasceu em 17 de maio de 1977, em Morretes, filho do casal Nilo e Cleoni. O político era graduado em Administração e cursava Gestão Pública. Ainda na juventude, Nilo Monteiro liderou o grêmio estudantil e participou de grupo de fandango. Presidiu o Grêmio Recreativo Cultural São Vicente, vencendo o carnaval em Paranaguá seis vezes consecutivas, de 2006 (junto à Mocidade do Jardim Santa Rosa), até 2011.

Nilo Monteiro foi eleito pela primeira vez em 2016 e reeleito em 2020. Em 1 de janeiro de 2021, decidiu integrar o Poder Executivo a convite do prefeito Marcelo Roque assumindo a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Sua experiência também o credenciou a ser líder do governo na Câmara Municipal, em 2020, e a presidir o Partido Progressistas em Paranaguá. Nilo Monteiro apresentou 222 projetos de Lei, dos quais 72 viraram leis municipais.