Defesas Civis Municipais do Litoral recebem, até esta quinta (11), capacitação do Estado sobre atendimento em caso de chuvas


Por Flávia Barros Publicado 10/01/2024 às 05h17 Atualizado 06/02/2024 às 14h28

Começa nesta quarta-feira (10), e segue até quinta-feira (11), um treinamento com as Defesas Civis dos municípios do Litoral, realizado pela Defesa Civil Estadual. Com foco na preparação para os momentos mais críticos do verão, principalmente com as chuvas que tendem a aumentar, a capacitação faz parte da política de prevenção do Estado e ocorre no quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Paranaguá.

Durante esses dois dias serão abordados temas como o processo de notificação e preenchimento da documentação relacionada a desastres, laudos e também como proceder com a decretação de situação de emergência, por exemplo. Esses mecanismos auxiliam para que a ajuda chegue mais rápido às áreas impactadas.

Outros processos, como a criação e atualização dos Planos de Contingência e o processo de emissão de alertas, também serão abordados durante essa capacitação.

Histórico e fundo

O Litoral já foi cenário de um dos maiores desastres ocorridos no Paraná. O ano era 2011 e, na época, 3 pessoas morreram, 16 mil foram afetadas, 10 mil ficaram desalojadas e 2.499 pessoas ficaram desabrigadas.

Desde 2023, o Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidades Públicas, que vai auxiliar no atendimento às emergências. No ano passado, 85 municípios foram atendidos pelo fundo após as fortes chuvas que atingiram o Estado em outubro e novembro, totalizando mais de R$ 33 milhões.

Outras orientações

A Defesa Civil Estadual também realiza trabalhos de acompanhamento junto às Defesas Civis municipais durante o período do Verão Maior Paraná para orientar sobre as diversas atividades que devem ser realizadas e também sobre o como fazer ações de preparação. Uma das atividades, por exemplo, é a capacitação para o planejamento de simulados, uma ferramenta necessária para validar os Planos de Contingência. É nesse momento que os ajustes e melhorias podem ser identificados para garantir mais eficiência ainda no atendimento.

Na palma da mão

Para ser alertado com antecedência do risco de temporais, qualquer cidadão pode receber no celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. No caso do WhatsApp, basta cadastrar o número (61) 2034-4611 no telefone e mandar um “oi”.

*Com informações da AEN