1ª Regional de Saúde afirma que litoral está pronto para vacinar pessoas com comorbidades


Por Marinna Prota Publicado 06/05/2021 às 13h05 Atualizado 16/02/2024 às 01h06

Por Marinna Protasiewytch com informações da Prefeitura de Paranaguá

Na quarta-feira (5) a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) destinou 11.625 doses da vacina da AstraZeneca e 360 da CoronaVac para a Regional de Saúde de Paranaguá. Os imunizantes já foram distribuídos pelas sete cidades, conforme anunciado pelo diretor da 1º Regional de Saúde, em Paranaguá, José Carlos de Abreu. São um total de 11.985 doses, destinadas a vacinação dos grupos prioritários, incluindo agora gestantes e pessoas com comorbidades.

“As vacinas para atendimento a pacientes com comorbidades já foram entregues. Os municípios estão recebendo uma orientação geral sobre os grupos prioritários. Mas são principalmente pessoas na faixa etária de 55 a 60 anos e que sejam portadoras de algumas patologias definidas pelo Ministério da Saúde (MS)”, disse José Carlos de Abreu.

Cada município está adotando uma estratégia de cadastro para as pessoas que precisam comprovar com laudo médico as doenças previstas na normal do MS.

Iniciada vacinação para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos

Com a chegada de novo lote de vacinas, será iniciada nesta quinta-feira, 6, a vacinação de pessoas com comorbidades com idade entre 55 e 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidade com 18 a 59 anos e pessoas com síndrome de Down com 18 a 59 anos.

Apenas as pessoas que já realizaram o cadastro e receberam o e-mail de confirmação da Secretaria Municipal de Saúde deverão se dirigir à Estação Ferroviária para o início da imunização. Quem ainda não recebeu o e-mail confirmando a data da vacina, deve aguardar antes de ir ao local.