Fora dos grandes shows, Guaratuba tem opções culturais e esportivas nesta temporada


Por Flávia Barros Publicado 07/01/2024 às 20h41 Atualizado 06/02/2024 às 14h21
guaratuba

Guaratuba, junto de Matinhos e Pontal do Paraná, tem os maiores polos de atrações do Verão Maior Paraná. Porém, ao contrário de Matinhos e Pontal, Guaratuba não irá receber os grandes shows, com artistas de abrangência nacional, devido a entraves judiciais, com ação movida por uma associação de moradores, e à “falta de areia”, segundo informou a Comunicação Social do Município. Mas há outros atrativos na cidade que a fazem ser uma das opções para os veranistas. Apresentações musicais no Palco Sunset começaram desde o dia 29 de dezembro do ano passado e seguem até 4 de fevereiro. Confira:

09/01 – terça-feira – Jô Nunes

10/01 – quarta-feira – La Mala Conducta

11/01 – quinta-feira – Milk’n Blues

12/01 – sexta-feira – Professor Santos e DJ Castelan

13/01 – sábado – Nego Blue

14/01 – domingo – Baile Brasa

16/01 – terça-feira – Brejeiras

17/01 – quarta-feira – Rosa Armorial

18/01 – quinta-feira – Lenhadores da Antártida

19/01 – sexta-feira – Vinny e Adriano

20/01 – sábado – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

21/01 – domingo – Serra Acima Trio

23/01 – terça-feira – João Triska

24/01 – quarta-feira – Bananeiras Brass Band

25/01 – quinta-feira – Luccas e Leonardo

26/01 – sexta-feira – Big Belas Band

27/01 – sábado – Jay de Oyá

28/01 – domingo – Domingo da Família

30/01 – terça-feira – Namastê

31/01 – quarta-feira – Allan Oliveira

01/02 – quinta-feira – Raimundera CWB

02/02 – sexta-feira – Canutilho Temperado

03/02 – sábado – Família Sapo

04/02 – domingo – Donna Rosa

Circo e teatro


Como já é tradição nas temporadas de verão, este ano também tem apresentações circenses na areia. A família Salgueiro traz um espetáculo tradicional de circo, incluindo as mais modernas apresentações, com mágico, malabarista, trapezista, equilibristas, palhaços, e muito mais, incluindo as oficinas de malabares, acrobacias e equilíbrio.

As apresentações acontecem em mais quatro datas na cidade: 14, 20 e 26/01 e 04/02.

Além das apresentações de circo, também tem as teatrais. No Teatro Histórias Eletrizantes – Copel, o espetáculo promovido pela Copel interage com as crianças mostrando situações sobre uso seguro e eficiente da energia. A ação será itinerante, entre as praias, para atingir públicos diferentes e acontecem de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. 

Atividades Interativas e Exposições


A Caça ao Tesouro consiste em uma atividade do posto de atendimento, com o intuito de integração entre os veranistas. Através de pistas e mapas, os participantes realizam provas para, ao final, encontrarem o tesouro do Verão Maior Paraná. A atividade acontece em 27 de janeiro.

O Desafio TikTok também é uma ação nos postos de atendimento, onde as pessoas vão poder se inscrever e escolher uma música pré-acordada com a equipe de trabalho, realizando, em seguida, uma apresentação dessa música nos palcos. O desafio acontece no dia 20 de janeiro.

Para a criançada


Para as crianças (e pais) que adoram uma passarela e estão com a criatividade a todo vapor, terá a ação Garotinho/Garotinha, na qual as crianças podem se inscrever nos postos de atendimento e farão um desfile, onde serão selecionadas as fantasias mais criativas, as crianças com maior carisma e outros quesitos. A atração está programada para 3 de fevereiro.

Atividades Esportivas


Se por um lado Guaratuba ficou de fora dos grandes shows, a cidade conta com algumas atividades esportivas que só acontecem no local. Abaixo, a programação completa.

09 a 14/01 e 16 a 21/01 – O Paredão de escalada com tirolesa será uma atividade fixa no posto de Caiobá, durante todo o funcionamento do projeto, do dia 28 de dezembro até o dia 4 de fevereiro. De forma itinerante, o paredão estará em Guaratuba até o dia 14 de janeiro e depois retorna para ficar de 16 a 21/01. É um paredão onde as crianças acima de um metro e pessoas abaixo de 90 quilos vão participar e descem através da tirolesa.

13/01 – O Cross Games é uma atividade em que as pessoas disputam a premiação através da execução de exercícios de treinamento funcional, com a participação de atletas de diversos estados, entre eles Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. É uma atividade que já virou rotina dentro do Verão Maior Paraná, sendo realizada pelo quarto ano consecutivo.

14/01 – O Circuito Corridas Sanepar 2024 é um evento esportivo com nove etapas em várias cidades do estado. No litoral, serão três. As corridas são abertas a pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, com provas de 5 km e 10 km, além de caminhada e circuito kids para crianças. As inscrições podem ser feitas pelo site corridassanepar.com.br. A primeira etapa está marcada para o dia 14 de janeiro, em Guaratuba, com largada dos 5 km e 10 km às 7h, e kids a partir das 8h30 na Av. Atlântica, 1155 – Guaratuba.

20 e 21/01 – O futevôlei será um evento em parceria com a Federação Paranaense de Futevôlei. É o Goal Futevôlei, que vai acontecer em Guaratuba. Previsão de participação de 120 duplas com jogos realizados na mini arena.

28/01 – Dentro da programação do Verão Maior Paraná estão os Jogos de Aventura e Natureza, com algumas provas de grande visibilidade como o Campeonato Paranaense de Águas Abertas e pela primeira vez o Sul-Brasileiro de Águas Abertas, com provas de 5 mil metros até 400 metros, com expectativa de presença de 600 atletas a nível nacional.

09 a 14/01; 16 a 21/01; 23 a 28/01, na Praça dos Namorados – A Arena Gamer é uma ação que vai acontecer até o dia 4 de fevereiro, de terça a domingo, no horário de funcionamento dos postos, onde serão disponibilizadas 30 estações de jogos eletrônicos para quem quiser participar. A entrada é solidária, e a cada semana é um tipo de doação de alimento, fralda, etc. O tempo máximo é de duas horas por pessoa, para dar a oportunidade de todos participarem, e aos finais de semana ocorrem competições de jogos eletrônicos.

04/02 – A Caminhada Verão Maior segue o mesmo procedimento do passeio ciclístico. Todos os postos terão essa atividade, com caminhadas de posto a posto. Ela ocorrerá em 4 de fevereiro.

Saúde

Mutirões de saúde em Pontal aceleram acesso a especialidades e reduzem filas de espera


*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná Pontal do Paraná tem promovido mutirões de saúde, com o objetivo de…


*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná Pontal do Paraná tem promovido mutirões de saúde, com o objetivo de…