“Logo Paranaguá terá UPA de verdade”, garante prefeito Marcelo Roque


Por Redação Publicado 26/08/2021 às 17h37 Atualizado 16/02/2024 às 11h20

Com execução da obra de reforma e ampliação dentro do prazo esperado, em breve, Paranaguá terá Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dentro dos moldes exigidos pelos Ministérios da Saúde e do Planejamento. “Logo teremos uma UPA de verdade, como merecem todos os parnanguaras”, garante o prefeito Marcelo Roque.

Depois de entregue à população, o novo prédio terá uma maior capacidade de atendimento e leitos. O que foi inaugurado na gestão anterior, tinha uma estrutura que possuía, no mínimo, de 11 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia.

Prefeito Marcelo Roque: “uma UPA de verdade, como merecem todos os parnanguaras” Foto: Prefeitura de Paranaguá

Com a reforma e ampliação a nova UPA de porte III terá, no mínimo, 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia. São cerca de mil metros quadrados a mais do que o espaço anterior.

O cronograma da obra está realizando serviços de instalações de gases, climatização e elétrica. Na sequência será feito o acabamento com piso, revestimento interno e externo, passeio, entre outros.

Orçada em cerca de R$ 6,1 milhões, depois de concluída, contará com consultórios, sala de Raio X, 2,3 mil metros quadrados de edificação, ala infantil e adulta, além de ala de urgência e emergência, entre outros espaços e serviços.

O que é uma UPA

Trata-se de uma estrutura de complexidade intermediária entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e as portas de urgência hospitalares, como o Hospital Regional do Litoral (HRL), que oferece estrutura simplificada, com Raio-X, eletrocardiografia, pediatria, clínica médica, odontologia, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com uma UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Além disto, por funcionar 24 horas, é a opção de assistência nos feriados e finais de semana, quando a UBS está fechada, e contribui para desafogar os hospitais e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Com informações e fotos da Prefeitura de Paranaguá