Painel Covid-19 do MPPR recebeu até dia 15 de janeiro deste ano, 4,5 mil acessos


Por Redação Publicado 05/03/2021 às 14h34 Atualizado 15/02/2024 às 20h26

O relatório divulgado na quarta-feira (03) pelo Ministério Público do Paraná (MMPR) dos projetos e ações importantes para a defesa do patrimônio público desenvolvidos, em 2020, mostrou que a ferramenta “Painel Covid-19, recebeu, até o final da 1ª quinzena de janeiro deste ano, 4,5 mil acessos de interessados nos gastos dos municípios paranaenses no combate a pandemia do coronavírus.

O Painel foi criado pela instituição no mês de maio do ano passado, para o acompanhamento das contratações realizadas pelas prefeituras do Paraná no enfrentamento do vírus, com o detalhamento dos valores dos instrumentos convocatórios, modalidade de contratação, produto ou serviço de saúde adquirido, empenhos efetuados, pessoas físicas e jurídicas contratadas e a fonte da receita utilizada. Essas comunicações envolveram valores estimados em R$ 67.149.430,78 e subsidiaram o trabalho dos agentes do Ministério Público.

Até o final de 2020, o MPPR emitiu 621 alertas relacionados ao Painel Covid-19. Os dados inseridos nesta ferramenta permitiram o envio dos alertas sobre os riscos de eventuais superfaturamentos ou de terceirizações indevidas de serviços públicos para as Promotorias de Justiça, bem como a elaboração do painel interativo Levantamento de Preços Covid-19.

Vale destacar que, além do painel, desde março de 2020, quando iniciou o enfrentamento da emergência de saúde pública internacional decorrente do coronavírus, o Centro de Apoio passou a produzir materiais de apoio para subsidiar a atuação dos membros do MPPR e auxiliar no controle social dos gastos públicos com as ações dos Municípios paranaenses para conter a pandemia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPR