Prefeitura de Paranaguá vacina mais de 5.500 idosos contra a Covid-19 em 72 horas


Por Publicado 28/03/2021 às 21h16 Atualizado 15/02/2024 às 21h42
vacina, paranaguá, idoso,

Um dos momentos mais aguardados, desde o início da pandemia da Covid-19, é a imunização. Com isso, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando, constantemente, uma força tarefa na Estação Ferroviária.

Seguindo o cronograma vacinal, na última semana, o município vacinou mais de 5.500 idosos entre 75 e 66 anos, em três dias. Na terça-feira (23), foram aplicadas 1.700 doses em pessoas acima dos 75.

No dia seguinte, na quarta-feira (24), o trabalho começou às 8h da manhã e, durante todo o dia, mais de 1.700 parnanguaras, com idade a partir dos 68, foram imunizados.

Devido à grande demanda, as primeiras doses chegaram ao fim e o prefeito Marcelo Elias Roque (Podemos) ressaltou, no seu perfil pessoal na rede social Facebook, que as aplicações continuariam assim que novas doses chegassem. “Continuem se protegendo usando máscara, higienizando em especial as mãos e mantendo o distanciamento social”, pediu Marcelo.

Porém, as equipes da Secretaria de Saúde continuaram na Estação Ferroviária, na quinta (25) e sexta-feira (26), para atender aqueles que já estavam recebendo a vacina pela segunda vez.

Novas doses

No final da tarde de sexta-feira (26), o município recebeu um novo lote com 2.400 doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac. Com a chegada dos imunizantes, cerca de 70 profissionais preparavam todos os detalhes para começar mais um mutirão de vacinação, em Paranaguá, no sábado (27).

Antes mesmo das 8h, horário marcado para o início da imunização, muitas pessoas aguardavam ansiosas pela vacina. O dia começou priorizando idosos com mais de 67 anos e, apenas no período da manhã, em torno de 1.200 pessoas estiveram no local.

Por volta das 15h, Marcelo Roque anunciou nas suas redes sociais que a faixa etária havia baixado para os 66 anos. “Com muita certeza, essas doses findarão no dia de hoje”, firmou o prefeito, que estava certo.

Antes mesmo das 18h, todas as doses haviam sido aplicadas. Foram mais de duas mil. “Esgotamos todas as doses que recebemos e agora precisamos aguardar os próximos lotes para retornarmos à vacinação”, publicou Marcelo.

Agora, o município aguarda a chegada de mais lotes da vacina para dar continuidade. Por enquanto, o local estará voltado para aplicação apenas da segunda dose. “Foi um dia de muito trabalho com uma equipe que, mesmo com o cansaço natural de uma mega ação, não mediu esforços para atender cada pessoa que veio à Estação Ferroviária em busca da imunização”, completou Roque.