Presidente da ACIG afirma que minoria fez buzinaço em frente à hospital de Guaratuba
Por Pedro Melo
No último sábado (03), manifestantes promoveram buzinaço em frente ao Hospital Municipal de Guaratuba e gerou uma reação dos profissionais de saúde, que pediram respeito aos internados. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (ACIG), Braulio Augusto Pedrotti, afirmou em entrevista ao JB Litoral que uma minoria não seguiu as regras do protesto contra as medidas restritivas impostas pela prefeitura para diminuir os casos de Covid-19.
“A nossa previsão era que a adesão fosse de 60 a 80 veículos e a gente se surpreendeu que deu mais de 200 veículos. No universo de 200 veículos, dois ou três não seguiram as regras que foram colocadas”, comentou o presidente da ACIG.
Pedrotti ainda destacou que a manifestação era para pedir a flexibilização do decreto e permitir a abertura dos comércios de segunda à domingo até as 23h. “A gente está analisando os decretos de Pontal e de Araucária. Nós estamos analisando dois decretos que não seguem o estadual, flexibilizam um pouco mais. Sendo assim, a gente sabe que tem respaldo para analisar a nossa situação e o nosso munícipio, e fazer o que seja melhor para todo mundo, tanto para salvar vidas, quanto empregos”, disse.
A proposta dos comerciantes e empresários é de que os estabelecimentos possam abrir de segunda à domingo até as 23h. “Não queremos que tire barreiras restritivas, libere praia, baía ou rio. O movimento que aconteceu no sábado foi para trabalhar de segunda à domingo até as 23h”, afirmou o presidente da ACIG.
A entidade prepara um documento com as principais reivindicações e aguarda por uma reunião com a prefeitura nos próximos dias. “Conseguimos ter contato com prefeito, procurador do munícipio, vigilância sanitária e secretário de saúde. A reunião tende a acontecer, a ACIG está elaborando o documento com as propostas e depois será encaminhado para os empresários. Caso eles deem o ok, nós vamos protocolar o documento para a prefeitura, encaminhar para o prefeito e fazer uma reunião baseada nesse documento como pauta”, afirmou o presidente.
Situação da Covid-19 no município
De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, Guaratuba teve uma queda de 61% de casos confirmados da Covid-19 na média móvel dos últimos 15 dias. Na última semana, foram registradas seis mortes, queda de 50% comparado com as outras semanas de março.