Prevenção e diagnóstico de câncer bucal serão oferecidos dia 26 em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 22/11/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 05h46
prevencao-e-diagnostico-de-cancer-bucal-serao-oferecidos-dia-26-em-paranagua

O Hospital Erasto Gaertner, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), realiza na próxima segunda-feira (26), a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal.

A ação ocorrerá entre 8h e 17h, na Praça Almirante Tamandaré, na região central da cidade. Entretanto, às 9h, está programada solenidade com autoridades locais para marcar o evento. O atendimento será oferecido por ordem de chegada.

O apoio fica por conta do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Litoral), Doc Plus e Instituto Peito Aberto.

Dois dentistas buco maxilofaciais (especialistas em câncer bucal) serão os responsáveis pela realização das avaliações e exames. Podem participar pessoas com idade acima de 30 anos.

Entretanto haverá atividades voltadas para outros públicos, como as crianças. A equipe do Departamento de Odontologia da Semsap oferecerá escovação supervisionada e bochechos com flúor.

“Aos adultos também serão repassadas orientações sobre o autoexame bucal, que pode ser feito em frente ao espelho. Haverá explicações para saber se essa pessoa tem alguma lesão na boca”, comenta Mariana França, dentista responsável pela Coordenação de Atenção Primária da Semsap.

Além da divulgação pelos meios de comunicação da Prefeitura de Paranaguá e pela imprensa local material informativo foi repassado às equipes de Estratégia Saúde da Família de todas as unidades de saúde, para serem distribuídos diretamente aos cidadãos atendidos.

“É muito importante que nossa população participe desta ação preventiva de câncer bucal. É um exame rápido e totalmente gratuito”, observou a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

À Semsap caberá fornecer toda a estrutura necessária para a realização do evento. Algumas secretarias municipais também darão o suporte necessário.