Publicação do Procon ajuda consumidor evitar problemas


Por Redação JB Litoral Publicado 17/03/2015 às 11h00 Atualizado 14/02/2024 às 06h36

O Procon-PR publicará segunda-feira (16) o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014. A publicação, que deve ser feita anualmente, de acordo com o artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, contém informações sobre os processos administrativos abertos nos órgãos de defesa do consumidor, indicando se eles foram resolvidos ou não pelos fornecedores. As informações podem orientar o consumidor e ajuda-lo a evitar problemas.

O Procon-PR é um órgão da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. Em 2014, foram realizados cerca 82 mil atendimentos, o que inclui, informações, orientações e atendimento preliminar, as chamadas CIP’S.

Os dados contidos na publicação referem-se aos 10.535 processos administrativos concluídos no ano passado. “O Cadastro representa uma visão qualificada dos principais problemas enfrentados pelos consumidores no mercado, devendo ser consultado sempre antes do fechamento de qualquer negociação”, explica Claudia Silvano, diretora do Procon-PR.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas poderá ser acessado pela Internet, no endereço www.procon.pr.gov.br, no link PROCON-PR EM NÚMEROS, na aba “Cadastro de Defesa do Consumidor” a partir das 11h do dia 16 de março.