Secretaria de Saúde de Guaraqueçaba conta com o apoio do BPMOA para vacinar idosos
Por Maisy Pires
A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba continua a vacinação contra a Covid-19 na região, devido a dificuldade de acesso em algumas regiões, nesta terça-feira (30), um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) auxiliou no descolamento da equipe.
De acordo com o secretário de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Tchuca da Saúde, mais de 70 idosos do grupo prioritário foram vacinados nas comunidades de Itaqui e Barra do Ararapira, próximas a divisa com São Paulo. “Acompanhei a vacinação, juntamente uma agente comunitária e uma técnica em enfermagem do nosso município. Na Barra do Ararapira foram mais de 10 pessoas vacinadas. Já em Itaqui conseguimos alcançar mais idosos, imunizamos mais de 60”, disse o secretário ao JB Litoral.
Tchuca explicou que o apoio do BPMOA foi solicitado ao diretor da 1ª Regional de Saúde, José Carlos de Abreu. “Estávamos com dificuldades de alcançar as regiões mais afastadas. Por isso, ao pedirmos apoio ao diretor, ele comentou que um helicóptero traria o pessoal da Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná) até o Hospital Regional de Guaraqueçaba e que poderíamos aproveitar a oportunidade e usá-lo para irmos nos locais de difícil acesso”.
Ele agradeceu o empenho do BPMOA e todos os envolvidos. “É um momento que toda ajuda é bem vida. Nesta pandemia estamos trabalhando pelo mesmo objetivo, que é cuidar e preservar vidas”, completou.
BPMOA
Segundo o BPMOA, a região de Itaqui fica a cerca de 70 quilômetros de Morretes e a Barra do Ararapira fica a duas horas de barco de Guaraqueçaba. As localidades ficam próximas ao estado de São Paulo e ficam entre as Áreas de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e do Parque Nacional do Superagui. Diante do difícil acesso aos moradores foi empregado o helicóptero do BPMOA para fazer com que a imunização também chegasse àquelas regiões.
O batalhão destacou que a felicidade de alguns moradores antigos contagiou os profissionais e operadores por terem recebido carinho e cuidado. O BPMOA continua atuando na distribuição de vacinas e insumos em todo o estado para agilizar a chegada dos materiais que são essenciais para a imunização da população paranaense.
Com informações da PMPR