Vacinas contra dengue começam a ser aplicadas na próxima semana


Por Redação JB Litoral Publicado 04/08/2016 às 20h24 Atualizado 14/02/2024 às 15h12

Foto: Samuel Calado

Chegada em forma de presente na programação das festividades dos 368 anos de Paranaguá, as 90 mil doses da vacina contra a dengue, liberadas pelo Governo do Paraná para a cidade, serão aplicadas no dia 13, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas na faixa etária entre 09 e 44 anos completos.

Com a cidade fora da situação de epidemia e com os números de caso registrados nas últimas semanas bastante irrisórios, em relação aos de meses de janeiro, fevereiro e março, a cidade ainda tem incidência superior a oito mil casos por 100 mil habitantes.

Entretanto, esta redução da doença se deve às diversas ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a população parnanguara, a Secretaria de Estado de Saúde (SESA), as Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha), 1ª Regional de Saúde e outros órgãos da sociedade.

Apesar da redução, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de a população continuar vigilante nas ações para impedir a proliferação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A prefeitura destaca ainda que o Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões na aquisição de um total de 500 mil doses para outros municípios do Paraná. O total de 90 mil doses para o município foi definido pela SESA, tendo sido os requisitos determinados pelo Ministério da Saúde.

Na solenidade de lançamento da campanha de vacinação, realizada na terça-feira (26), pelo Governador Beto Richa (PSDB) e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), na faixa primária da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), o Prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB), que enfrentou a epidemia da doença, agradeceu ao governador o repasse das vacinas.

“Esta vacina chega num momento que os índices baixaram vertiginosamente, graças à comunhão de esforços entre a prefeitura e o Governo do Estado, através do excelente trabalho da 1ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.  De certa forma, a vacina é um presente de saúde e vida para Paranaguá”, disse o prefeito na solenidade. 

Na solenidade, realizada no Porto de Paranaguá, o governador assinou protocolo com a empresa francesa fabricante da vacina, a Sanofi Pasteur, oportunidade em que 10 pessoas foram vacinadas, o primeiro deles o jovem Walace Domingues. 

“Lançamos a primeira campanha pública de vacinação contra a dengue das Américas, graças ao esforço da nossa Secretaria da Saúde, que tem demonstrado muita competência e qualificação em suas ações. Além da vacina, lançamos também testes multiplex para diagnóstico da dengue, zika e chikungunya”, disse o governador.