Vacinas da Pfizer são distribuídas para mais 9 municípios; litoral fica de fora


Por Marinna Prota Publicado 25/05/2021 às 09h19 Atualizado 16/02/2024 às 03h10

Por Marinna Protasiewytch

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA) descentralizou mais um lote da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Nove municípios do Paraná receberam as 39.780 doses, porém o litoral paranaense segue sem receber este imunizante. Segundo a secretaria estadual, a descentralização ocorrerá aos poucos e será feita primeiro nas cidades que possuem estrutura para receber as doses.

“Optamos por descentralizar as doses da Pfizer para que mais municípios possam ter acesso a esse imunizante, dando continuidade à vacinação em todo o Estado, principalmente neste grupo que inclui gestantes e puérperas, visto que essas mulheres não têm a recomendação de tomar a vacina AstraZeneca”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As vacinas foram distribuídas para Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer devem ser destinadas ao grupo prioritário de comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e deficiência permanente grave.

“A Sesa tem orientado as Regionais de Saúde e os municípios para que sigam as recomendações de atendimento aos grupos na ordem definida pelo Ministério da Saúde, evitando falta de doses para atendimento a população”, acrescentou Beto Preto.