Variante delta da Covid-19 é encontrada em cidade próxima do litoral


Por Marinna Prota Publicado 17/07/2021 às 12h47 Atualizado 16/02/2024 às 07h46
variante delta litoral

A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou neste sábado (17) o nono caso da variante Delta no Estado. O mapeamento do genoma está sendo feito em todos os municípios e a preocupação é pela maior taxa de contaminação desta cepa da Covid-19. Nove pessoas já foram diagnosticadas com este tipo do novo coronavírus e a última foi em São José dos Pinhais, cidade que faz fronteira com o município de Morretes no litoral.

O sequenciamento genômico da amostra foi realizado pelo Laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com material enviado pelo IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná). A data da coleta do RT-PCR foi 11 de junho, no início dos sintomas. O paciente não registra comorbidade associada e não necessitou de internamento. O quadro do paciente evoluiu para recuperação e o homem está bem.

Este é o segundo caso da variante Delta confirmado no município de São José dos Pinhais. O outro caso foi divulgado na quarta-feira, dia 14, de uma mulher de 46 anos, que foi a óbito. Ainda não há casos confirmados da variante no litoral paranaense.

“A variante Delta é considerada de atenção pelo Ministério da Saúde, por isso esta investigação se tornou fundamental para a Vigilância Epidemilógica e nos apoiará na decisão de novas medidas de enfrentamento e controle da pandemia”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Enquanto aguardamos o resultado do inquérito, reafirmamos à população a importância das medidas preventivas contra a Covid-19, que são o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, enfatizou. Dos nove casos confirmados no Paraná da variante Delta, 4 foram a óbito.