Secretária de Saúde recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados no Paraná


Por Diogo Monteiro Publicado 24/05/2022 às 10h07 Atualizado 17/02/2024 às 09h11

Com a queda das temperaturas e o aumento nos casos de doenças respiratórias no Paraná, a Secretária de Estado da Saúde (Sesa) está recomendando a utilização de máscaras em ambientes fechados e situações de riscos. Mesmo não sendo obrigatório, o uso da proteção é um alerta para que a população continue combatendo a propagação da Covid-19, da Influenza e de outras síndromes respiratórias.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou que a orientação e o alerta, vêm de encontro com o aumento de casos e síndromes gripais no Paraná. “Observamos um aumento no número de casos de síndromes gripais e, embora esse crescimento já fosse esperado pela queda na temperatura e a proximidade do inverno, é preciso manter os cuidados básicos, como a utilização de máscaras em determinadas ocasiões e, principalmente, a vacinação contra essas doenças. A vacinação tem evitado o agravamento da Covid-19 e da gripe”.

Publicado há dois meses, o documento que libera a população do uso obrigatório das máscaras salienta que a utilização da proteção é uma recomendação, mas orienta sobre excepcionalidades onde o uso é indispensável, como em situações com aglomerações de pessoas, acesso e atendimento em unidades de saúde e por pessoas elencadas como grupos de risco.

Números da Vacinação no Paraná

Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Estado aplicou mais de 25 milhões de vacinas contra a Covid-19. Até agora, 89% da população paranaense já tomou a primeira dose (D1) ou a dose única (DU), 81% registram a segunda dose (D2) ou DU e 42% possuem terceira dose ou primeira dose de reforço (DR). Segundo os dados da Sesa, mais de 1,3 milhão de pessoas não retornaram para tomar a D2 e 4,3 milhões são considerados “faltosos” para a DR.