Secretário Estadual de Saúde pretende estender toque de recolher até o fim de abril


Por Redação Publicado 05/04/2021 às 18h26 Atualizado 15/02/2024 às 22h22

Por Marinna Protasiewytch

Durante uma visita às obras da construção de uma nova maternidade em Guaratuba, o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto afirmou que pretende manter algumas restrições impostas pelo decreto estadual. Entre elas está a manutenção do toque de recolher.

“Esse decreto da noite e da restrição da madrugada, além da ingesta de bebida alcoólica, nós devemos postergar, deve ficar até o final do mês“, afirmou o secretário durante coletiva de imprensa.

Segundo Beto Preto o Governo Estadual tem avaliado os números e dados obtidos através das medidas restritivas, para poder mensurar o que está ou não fazendo efeito. “

“Nós vamos avaliando os dados. Nós estamos trabalhando, olhando e estudando os dados todos os dias. Final de semana tivemos um considerável abrandamento do número de pessoas buscando um hospital na capital. Porém ainda temos pessoas que esperam mais de 24 horas para ir para uma UTI. Enquanto tivermos pessoas esperando para entrar nos hospitais, vamos segurar [as medidas restritivas] um pouquinho mais”, garantiu.

Decreto em vigência

Entre os dias 5 e 15 de abril, o governo estadual manteve algumas restrições e o comércio de rua só poderá atuar “nos municípios com mais de 50 mil habitantes, das 10 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação, e sábado exclusivamente nas modalidades delivery e drive thru, das 10 horas às 17 horas”.

Shoppings continuam tendo horário de abertura diferenciado, “das 11 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação, e sábado exclusivamente nas modalidades delivery e drive thru, das 11 às 20 horas”.

Vale lembrar que cada município tem autonomia para adotar um decreto específico e as sete cidades do litoral paranaense têm tido ajustes conforme as necessidades de cada local.