Caminhoneiro envolvido na tragédia da BR-376 presta depoimento e alega falha mecânica
O motorista do caminhão envolvido no acidente que matou nove pessoas na BR-376, em Guaratuba, no último domingo (20), prestou depoimento por vídeo chamada ao delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba, Edgar Santana, e alegou que o acidente aconteceu devido uma falha mecânica.
Durante entrevista coletiva, o delegado contou que o caminhoneiro, de 30 anos, saiu de Santos (SP) no sábado (19) com destino a Argentina, mas o caminhão começou a apresentar falhas mecânicas ao chegar no Paraná. “Ele teria parado na rodovia e um guincho da concessionária o levou até um posto de combustível na cidade de Campina Grande do Sul. E no domingo o veículo teria sido consertado por um mecânico”, descreveu o delegado.
Porém, segundo o motorista, durante o depoimento, ao sair do posto, aproximadamente 1 km depois, o veículo voltou a apresentar o mesmo problema mecânico. Ele contou que um veículo da concessionária o acompanhou até uma base operacional nas proximidades do pedágio, e o mesmo mecânico teria sanado o problema novamente. “A partir daí, ele seguiu viagem e, nas proximidades da Serra, o problema voltou a ocorrer novamente. Ele tentava engatar as marchas e algumas marchas não se encaixavam, a partir daí ocorreu a perda”, disse o delegado.
Edgar Santana também mencionou que durante o interrogatório, em alguns trechos, o motorista chorou e “demonstrou uma total tristeza em relação ao fato que ocorreu“.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil e o delegado destaca que o mecânico será intimado para prestar os devidos esclarecimentos. “Estamos identificando e qualificando esse mecânico. Sem sombra de dúvidas ele será devidamente intimado para poder prestar os devidos esclarecimentos. Precisamos também aguardar o laudo da Criminalística, em relação ao exame pericial no veículo, para constatar efetivamente se houve ou não uma falha mecânica”, concluiu.
Relembre o caso
Um grave acidente registrado na noite de domingo (21), por volta das 21h40, no km 665 da BR-376, em Guaratuba (PR), sentido Sul, deixou nove pessoas mortas. A tragédia envolveu um carro de passeio, uma van de turismo com 10 ocupantes e uma carreta contêiner.
De acordo com as primeiras informações, a carreta, conduzida por um homem de 30 anos, teria perdido os freios e colidido na traseira da van, que foi arremessada contra um automóvel à frente, cujo motorista, que estava sozinho, não se feriu.
Após o impacto, a van rodou na pista e foi arrastada para fora pelo caminhão, que tombou sobre ela. Entre os mortos, estão sete atletas da equipe juvenil de remo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, além do técnico e o motorista da van.