Desconto do pedágio para quem trafega com frequência entre o Litoral e Curitiba chegará a 56%
Valor ainda será divulgado pela ANTT após a conclusão da reforma da praça de pedágio, em São José dos Pinhais
A EPR Litoral Pioneiro, concessionária que vai administrar 605 km de rodovias entre o Litoral, Campos Gerais e Norte do Paraná, anunciou, na última terça-feira (13), um programa que vai conceder três tipos de benefícios aos usuários: Desconto Básico de Tarifa (DBT), Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a isenção de pagamento para motocicletas nas sete praças que vão compor o trecho sob sua administração, entre elas a BR-277, que dá acesso à região litorânea. A iniciativa já estava prevista nos termos de Contrato de Concessão, assinado com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), no dia 30 de janeiro deste ano.
De acordo com a concessionária, o programa de desconto tem algumas regras para que os usuários possam usufruir das vantagens. O DBT, por exemplo, concede 5% para todos que possuem o sistema de cobrança eletrônica AVI/TAG. Esse desconto é válido também para os caminhões.
Usuários Frequentes
Além do DBT, a EPR Litoral Pioneiro disponibiliza o DUF. Voltado exclusivamente aos veículos de passeio, a partir da segunda passagem pelo mesmo sentido dentro do mesmo mês, o benefício oferece descontos progressivos até a 30ª passagem. Se o usuário passar pela praça de pedágio por mais de 30 vezes no mesmo mês, o valor da tarifa permanece com o último desconto.
Em São José dos Pinhais, o desconto alcança 56% na média mensal considerando 30 passagens no mesmo sentido dentro do mesmo mês. “É algo que vai beneficiar os motoristas que utilizam frequentemente as rodovias e já é um dos diferenciais que os usuários poderão usufruir com a nova administração das estradas entre Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro”, diz Fernando Millléo, Gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro.
Motos e formas de pagamento
Milléo ainda explica como funcionará a passagem de motos e informa que tem novidade nas formas de pagamento do pedágio, previsto para começar a ser cobrado na segunda quinzena de março. “Teremos a isenção para motos e triciclos que passarão por pistas exclusivas. Cartões de crédito e débito também serão aceitos como forma de pagamento, e isso a gente sabe que ajuda bastante”, afirma.
A concessionária inicia as operações com o atendimento aos usuários no próximo dia 28. Segundo a empresa, o primeiro ponto a se considerar é que, para ter acesso aos descontos, os usuários precisam instalar o sistema de cobrança eletrônica AVI/TAG em seu veículo. É a partir deste dispositivo que todos os registros de passagem serão computados e, consequentemente, os descontos serão automaticamente aplicados para o pagamento da fatura enviada pela operadora do TAG instalado no veículo.
O DBT é válido para todos os veículos, já o DUF é restrito aos de passeio, que são: automóvel, caminhonete, caminhonete com reboque ou semirreboque e furgão.
O que falta
De acordo com nota enviada pela ANTT ao JB Litoral, o início das operações nos trechos concedidos pode ocorrer em até 30 dias após a assinatura do contrato, que aconteceu em 30 de janeiro. “Entretanto, a cobrança de tarifas nas praças de pedágio dos Lotes 1 e 2 do Paraná ocorrerá somente após a completa revitalização das praças, sujeita à vistoria técnica da ANTT”, diz a Agência.
Ainda segundo a nota, as concessionárias já iniciaram serviços pré-operacionais, como restauração nas Bases de Apoio Operacional e praças de pedágio, além da instalação de antenas para sistemas de comunicação. “Após a conclusão das obras, as empresas acionarão a Agência para a vistoria. Portanto, ainda não é possível prever o início do pagamento das tarifas, dependendo da etapa de recuperação das estruturas”, conclui.
Embora o valor ainda não esteja definido, as tarifas seguirão a tabela do edital, com desconto oferecido pelas empresas vencedoras e ajuste referente à inflação. No Lote 2, o Consórcio Infraestrutura PR apresentou desconto de 0,08% sobre a tarifa básica. Os cálculos serão divulgados após vistoria e antes do início da cobrança.