Férias de julho no Litoral tem shows, boa gastronomia e temperatura agradável

Para atrair os turistas neste período do ano, o Litoral tem uma programação cultural diversificada e ótimas opções de passeio para toda a família.


Por Redação Publicado 05/07/2024 às 15h12
Ilha-do-Mel-Rafael-JB-Litoral-1
Temperaturas agradáveis, eventos culturais e delícias gastronômicas tornam o Litoral uma excelente escolha para as férias em família durante o mês de julho. Foto: Arquivo JB Litoral

As férias de julho estão chegando e o Litoral tem várias opções de lazer, cultura e gastronomia para curtir as belezas naturais da região com toda a família. Além de desfrutar das atividades de lazer, os visitantes podem contar com o clima mais ameno que o Litoral oferece no mês de julho. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas mínimas previstas para a região até o próximo domingo (14) devem ser de 1 a 6 graus mais elevadas do que as registradas em Curitiba, garantindo um conforto extra para quem foge do frio da capital.

Os visitantes também podem conhecer melhor as atrações naturais e históricas da região, já que as praias estão mais vazias e os preços mais acessíveis para os turistas nesta época do ano. Com uma variada programação gastronômica e cultural, o Litoral tem eventos tradicionais e religiosos que movimentam o turismo durante as férias como, por exemplo, a Festa do Divino em Guaratuba e a 30ª Festa da Tainha na Ilha do Mel, com pratos típicos e shows musicais ao longo de todo o mês na comunidade de Nova Brasília.

“Neste período a Ilha do Mel fica ainda mais acolhedora. Com as trilhas e praias mais vazias, os visitantes podem conhecer melhor os atrativos turísticos e a cultura caiçara, experimentando a culinária típica da Ilha que, no inverno, tem a tainha como o carro-chefe, já que é o principal peixe da estação”, destaca o empresário Tairone Passos, proprietário da Pousada Ilha do Mel Lodges.

A ilha tem 30 opções de praias, uma rica biodiversidade e atrações históricas como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas que encantam crianças e adultos.

As belezas naturais são um dos principais diferenciais do lugar, com a Baía dos Golfinhos e a Gruta das Encantadas, por exemplo. Tairone Passos lembra que a Ilha do Mel é o destino certo dos amantes dos esportes durante todo o ano, com atividades como surf, bodyboard, stand up paddle com os golfinhos e passeios de jet ski e vela. E com as praias mais tranquilas, é possível fazer trilhas ecológicas a pé ou de bike e caminhadas noturnas para contemplar o céu estrelado ou o mar iluminado pela presença de plânctons (espécies marinhas com bioluminescência que são comuns na praia neste período).

“Aqui na Ilha, a circulação é feita apenas a pé ou de bicicleta, o que torna a experiência ainda mais especial, promovendo uma verdadeira imersão dos visitantes junto à natureza, já que as trilhas que levam às praias e aos pontos turísticos são em meio à vegetação natural”, afirma Tairone Passos.

Os visitantes podem escolher entre as comunidades de Nova Brasília e de Encantadas, sendo que ambas possuem uma excelente infraestrutura turística com hotéis, pousadas, bares e restaurantes, e muitos estabelecimentos trabalham com tarifas diferenciadas nesta época do ano. Por ser uma reserva natural, o acesso é limitado a 5 mil pessoas e é feito apenas por via marítima, por embarcações que saem do terminal de embarque de Paranaguá e de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *