Turistas que forem a Morretes pela Estrada da Graciosa no Dia das Mães passarão por barreira sanitária


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/05/2021 às 17h13 Atualizado 16/02/2024 às 01h34

Por Luiza Rampelotti

Desde este sábado (08), até amanhã, domingo (09) de Dia das Mães, a cidade de Morretes está realizando barreira sanitária educativa para controlar a entrada de turistas, que vêm de Curitiba, no município. A barreira acontece das 08h às 17h, somente na Estrada da Graciosa. Porém, a assessoria de imprensa da prefeitura informa que está sendo verificada a necessidade no trevo Passa Sete.

“As barreiras são a forma que o município encontrou de fazer uma abertura mais segura e responsável. Nelas, medimos a temperatura e checamos o cadastramento das pessoas, com o objetivo de controlar o número de visitantes na cidade e passar informações importantes”, diz a secretária municipal de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo Tatiana Perin.

Apesar de a entrada estar liberada, a cidade só permite até 5 mil visitantes por dia, somente aos sábados, domingos e feriados, quando o município está aberto ao turismo. Além disso, para não perder a viagem, anote as regras para passar pela barreira sanitária:

  • É necessário se cadastrar no site www.morretesdestinocerto.com. O cadastro exige que o turista informe a data da visita, além de suas informações pessoais. Após, um QR Code é gerado – apresente essa imagem ao ser abordado na barreira sanitária. Para facilitar, tire um print da tela em que aparece o QR Code.

  • O uso de máscara, respeito ao distanciamento social e higienização das mãos são obrigatórios. Além disso, aglomerações são proibidas.

Tatiana explica que a plataforma on-line Morretes Destino Certo nasceu durante a pandemia de coronavírus para permitir que a cidade continuasse aberta aos turistas, mas com total controle e segurança. “Assim, conseguimos fazer este controle de fluxo turístico e repassar as normas de segurança que constam no nosso decreto”, afirma.

Expectativa para o Dia das Mães

Anteriormente, Morretes chegava a receber de 07 a 10 mil pessoas na cidade nas datas comemorativas e feriados. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, o fluxo turístico foi muito afetado. Hoje, não há como prever quantas pessoas deverão visitar o município neste domingo. “Não temos um número. Com a pandemia, ficou mais difícil prever. As pessoas estão receosas, muitos que saiam de suas casas, hoje pensam duas vezes”, comenta Tatiana.

Com a queda no número de visitantes, a economia local e o comércio também foram afetados. Por isso, o Morretes Destino Certo surgiu. “Estamos ainda vivendo um momento muito crítico da pandemia, ao mesmo tempo entendemos que a economia padece com uma paralisação total. Portanto, [a barreira sanitária com apresentação de QR Code foi a forma que encontramos de gerarmos receita para nossos comerciantes e empresários com mais responsabilidade, sem esquecer dos cuidados básicos de saúde”, finaliza a secretária.

Vale destacar que os moradores do litoral que forem até Morretes, via BR 277, não precisam passar pela barreira sanitária e nem se cadastrar previamente para o passeio.

Demais cidades não farão barreira

As demais cidades do litoral, Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, não farão nenhum tipo de barreira sanitária para o controle de turistas.