Cidades

Vereador pede que prefeitura estude possibilidade de criação de novo Centro de Eventos em Paranaguá

Por Luiza Rampelotti
11/05/2022 09:08 |
Atualizado em 11:55

A prefeitura de Paranaguá deve começar a estudar a possibilidade da criação de um Centro de Eventos na cidade. O pedido foi feito pelo vereador Renan Britto (Podemos), por meio de um requerimento sugerindo o estudo para a viabilização do projeto, aprovado na Câmara Municipal na terça-feira (3).

Apesar de a cidade já possuir a Praça de Eventos Mário Roque, um local aberto, Renan afirma que o espaço fechado, com estruturas como banheiros, atenderia aos diferentes formatos de eventos e atrairia novos segmentos, como o de turismo de negócios. “Se viermos a ter um espaço onde possamos oferecer uma infraestrutura capaz de sediar grandes eventos, poderemos inserir Paranaguá no segmento do turismo de negócios, como é o caso das grandes feiras da atividade portuária que ocorrem no Brasil”, diz.

Em sua opinião, um Centro de Eventos seria uma atração turística para o município. Por isso, ele destaca que o local ideal seria formado por um complexo com capacidade para realizar convenções culturais e atender às pessoas com auditório, banheiros acessíveis e infraestrutura.

A respeito da área para a construção, o vereador comenta que o Poder Executivo deve criar um Projeto de Lei para ceder um espaço público ao empreendimento. Porém, ele adianta que existem indícios de que o ambiente possa ser localizado no aeroparque.

Paranaguá necessita de um local com infraestrutura, multifuncionalidade e boa localização. Com a existência de um Centro de Eventos, em uma região descentralizada, a cidade poderá servir para sediar grandes feiras de animais, gastronômicas e exposição de flores e, até mesmo, desfile carnavalesco e cívico do nosso município”, comenta.

Vereador pede que prefeitura estude possibilidade de criação de novo Centro de Eventos em Paranaguá, JB Litoral - Notícias de Paranaguá, Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba e litoral do Paraná
Para o vereador, o local seria uma atração turística para o município. Foto: Câmara de Vereadores

Centro de Eventos


São poucas as cidades do Litoral que possuem um lugar em funcionamento. Guaratuba foi a primeira a tirar do papel a construção de um local que recebe festividades para turismo, cultura e lazer; ideal para a realização de shows, festas, congressos e exposições.

O espaço de 36 mil metros quadrados foi inaugurado em 2018, e teve sua construção realizada com recursos a fundo perdido do Governo do Estado; o projeto foi do deputado Nelson Justus (União Brasil). Na época, o prefeito Roberto Justus (União Brasil) disse que a implantação do Centro marcaria significativamente a cidade, não só como opção de diversão e lazer, mas também economicamente, com geração de empregos e renda.

No ano passado, foi a vez de Pontal do Paraná inaugurar seu Centro de Eventos, no balneário Marissol. O local, de 12 mil metros quadrados, ainda não está completamente finalizado, mas já foi palco de show nacional, em dezembro de 2021.

Para a finalização do espaço, o município deve receber cerca de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado Ney Leprevost (UNIÃO). O prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB) destaca que o centro será o local para a realização de shows, espetáculos e eventos.

Apesar de as duas cidades balneárias terem, juntas, 57 mil habitantes, menos da metade dos moradores da maior cidade da região; Paranaguá, que possui cerca de 157 mil pessoas, elas saíram na frente e garantiram o Centro de Eventos antes. Renan Britto quer mudar a situação e garantir um espaço diferenciado para a cidade mãe do Paraná.