Viação Graciosa inaugura agência em Matinhos e anuncia investimentos de R$ 11 milhões para 2024

Por Redação Publicado 18/12/2023 às 14h15 Atualizado 19/02/2024 às 08h04

Um espaço amplo e multifuncional, onde os passageiros podem comprar passagens e receber encomendas com mais comodidade. Assim é a agência da Viação Graciosa inaugurada na última quarta-feira (13), em Matinhos. O espaço fica na avenida Maringá, 136, e passa a realizar os serviços que antes eram prestados apenas no guichê da empresa que fica no Terminal Rodoviário José Bonatto.

O JB Litoral acompanhou a solenidade de inauguração e conversou com diretores da empresa que atua há décadas no Litoral e com representantes da Prefeitura de Matinhos.

R$ 11 milhões

Durante cerimônia foi revelado que, em 2024, os investimentos serão na ordem de R$ 11 milhões, sobretudo em renovação da frota. De acordo com o secretário de Administração de Matinhos, Joilson Vaz, a presença da empresa na cidade movimenta a economia.

É uma empresa que está ligada com Matinhos há 44 anos e a resposta desse investimento só resulta no bem da população. E é isso que a gestão Zé da Ecler busca sempre; a facilidade, a comodidade, e a integridade entre empresários, município e o povo. Esses investimentos representam mais impostos, mais empregos”, disse Joilson.

Qualquer investimento na cidade tem o reflexo na arrecadação. Nesse caso específico da Graciosa, o maior fluxo de pessoas que eles trazem movimenta desde o ambulante da praia ao hotel, ao recolhimento de impostos. Enfim, a Graciosa está de parabéns por esse investimento e Matinhos se sente muito mais agraciada”, completou o secretário.

viação graciosa
As sócias administradoras da Viação Graciosa, Eluiza Helena Schaedler e Lidia Beatriz Schaedler Alves Pereira.

Ideia surgiu durante uma caminhada

O diretor executivo da Viação Graciosa, Zake Sabbag, contou, em conversa com o JB Litoral, que a ideia de abrir a agência na região central de Matinhos surgiu durante uma caminhada despretensiosa pelo local. “Há mais ou menos um ano, eu e os outros diretores estávamos caminhando por Matinhos, numa quarta-feira, em plena baixa temporada, e percebemos que no centro estava com uma movimentação muito grande, com o comércio bem movimentado. Percebemos o desenvolvimento da região e não tínhamos levado isso em consideração nos anos anteriores”, contou.

A agência foi instalada no terreno onde funcionava uma garagem da empresa. “Quando viemos visitar a nossa garagem, que basicamente servia para guardar os ônibus à noite, pensamos ‘nós temos um imóvel numa localização extremamente privilegiada, a uma quadra da praça central de Matinhos, e usamos para guardar os ônibus’. Então, começamos a projetar a visão de ter um novo padrão de atendimento para o público da região. A ideia é que aqui se torne a semente de uma nova central logística, digamos assim”, revelou Zake.

Os diretores da empresa, Denis Spaler, Zake Sabbag e Rafael Folmann. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Passagens e encomendas

Ainda de acordo com o diretor executivo, a intenção é que na agência não só os turistas possam comprar passeios turísticos para Guaratuba, Ilha do Mel, Paranaguá, ou Morretes, mas, principalmente, que a população local utilize os serviços de transportes de cargas e encomendas. “Aqui fica no centro do comércio local e esperamos que a população use o espaço como uma central logística para transportar encomendas, cargas daqui para a capital do Paraná, para Joinville (SC), para outras regiões do estado e de Santa Catarina”, finalizou.

Prioridade é a qualidade

Para o diretor Rafael Folmann, na função há cerca de um ano, o sonho de criança virou realidade. “É a realização de um sonho que começou em 1992, lá em Guaraqueçaba, quando eu e minha avó fomos em frente da Viação Graciosa vender coxinha. Lá, falei para a minha avó que gostaria de trabalhar nesta empresa, e hoje estou à frente dela”, disse ao JB Litoral.

Nós queremos aproximar a Viação Graciosa da população do Litoral, porque a essência dela é aqui. E é isso que nós estamos fazendo, um investimento volumoso. Nós já fizemos isso esse ano, com quase R$ 4 milhões de investimentos, e temos uma previsão de quase R$ 11 milhões para 2024, para investir na revitalização da frota e para a melhoria do nosso serviço de atendimento”, explicou o diretor da empresa que possui, atualmente, cerca de 200 ônibus.

Cruzeiros impulsionam negócios

Já o diretor comercial da Viação Graciosa, Denis Spaler, falou sobre a importância da temporada de cruzeiros também para o transporte terrestre. “Nós estaremos cobrindo, atendendo esses passageiros de ônibus, micro-ônibus e vans que chegam a Paranaguá por meio dos navios de cruzeiros. Esses turistas têm opções de passeio não só em Paranaguá, mas também em todos os municípios do Litoral. É uma oportunidade que nós temos enquanto paranaenses, de oferecer, disponibilizar, promover as belezas da região. Para isso, a Viação Graciosa tem um cuidado todo especial, com todo o carinho, no sentido de atendê-los”, pontuou.