Após problemas, empresa da travessia de Guaratuba justifica longas filas no ferry boat


Por Redação Publicado 12/04/2021 às 13h48 Atualizado 15/02/2024 às 23h02
filas, balsa, ferry boat

Por Marinna Protasiewytch

Desde que assumiu a concessão da travessia de Guaratuba, no dia 7 de abril, a empresa Três Mosqueteiros tem apresentando uma série de problemas com a realização do trajeto. Usuários reclamaram ao Jb Litoral sobre as longas filas e a grande espera, que passou de duas horas no fim de semana. Em entrevista, Marcelo Scarff, consultor estratégico de Implantação da Empresa BR Travessias da Empresa Três Mosqueteiros, garantiu que isto tem ocorrido apenas por se tratar de um período de transição.

Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

“A gente teve relativamente pouco tempo para efetuar a transição. Quando a gente fala em transição, não é que nós não conhecíamos a operação, significa que meia noite nós assumimos o sistema de cobrança. Tivemos que ter um sistema de internet novo funcionando. Nosso engenheiro mecânico teve que fazer as vistorias nos motores. E isso foi acontecendo ao longo da transição, mas imaginem que essa tarefa demora alguns dias para ser bem feita”, explicou.

Com longas filas de espera, tanto para quem saía de Matinhos quanto para quem estava em Guaratuba, a travessia recebeu diversas reclamações ao longo dos cinco dias de operação sob novo comando.

“O importante nesses primeiros dias é que a operação não parou, ela teve continuidade. Isso significa que a gente entregou um resultado ao DER. A equipe de funcionários está funcionando, isso mostra que a gente vinha com um planejamento. É diferente das embarcações, de conseguir revitalizar um ferry, por exemplo. A gente tem um tempo de uso dele, vocês conhecem, o estado de conservação das embarcações não é dos melhores”, justificou.

A empresa garantiu que a operação deverá ficar tantos transtornos até o fim do ano, em razão da grande quantidade de obras e o recebimento de novas balsas. No entanto, moradores das duas cidades pedem agilidade.

Apenas uma embarcação no domingo

ferry boat guaratuba
Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

No último domingo, a operação teve um dos ferrys boats paralisado e a confusão foi ainda maior nas ruas pré embarque. Com espera de mais de duas horas, usuários reclamaram do atendimento demorado.

Em nota, a empresa afirmou que “se identificou um problema no sistema hidráulico do leme da embarcação, o que forçou a suspensão imediata da navegação. Os reparos foram iniciados imediatamente e concluídos ainda na noite de domingo”.

O texto ainda justifica que o período de transição ainda acontece e que “a prestação do serviço se encontra em fase de ajustes e de adequação”.