Chuva intensa, alagamentos e desastres naturais: Corpo de Bombeiros do Litoral luta para resgatar famílias ilhadas


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/01/2024 às 20h31 Atualizado 06/02/2024 às 15h20

Desde a manhã da última segunda-feira (22), o Litoral do Paraná vem enfrentando sérias consequências devido ao acumulado de mais de 330 mm de chuva na região. O Corpo de Bombeiros tem realizado constantemente operações de resgate e atendimento às emergências causadas pelo clima.

Até o momento, 77 atendimentos foram realizados para a retirada de famílias ilhadas em suas residências. Os principais chamados envolveram situações críticas de moradores em áreas de risco em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Mais de 200 pessoas foram retiradas de áreas de risco, sendo que 60 delas foram encaminhadas para os abrigos municipais de Guaratuba e Matinhos.

Além disso, duas ocorrências de deslizamento de terra foram registradas, uma delas em uma residência desocupada no balneário Prainha, município de Matinhos, e outra na PR 412, em Guaratuba, entre o embarque para o Ferry boat e o quartel do Corpo de Bombeiros. Outras intervenções foram necessárias devido à queda de árvores, afetando residências em Matinhos e vias públicas em Guaratuba.

Na noite de quarta-feira (24), houve o desmoronamento estrutural de uma residência abandonada em Antonina. Já nNa madrugada desta quinta-feira (25), um desmoronamento de terra no Km 39 da BR-277 levou à interdição das pistas em ambos os sentidos, causando transtornos adicionais. A rodovia foi liberada parcialmente apenas às 16h20.

A Defesa Civil do Paraná está atuando para amenizar os impactos, destinando 150 kits de higiene, 150 cestas básicas e 150 kits dormitórios aos municípios litorâneos afetados. A situação permanece crítica, e as autoridades continuam monitorando de perto a evolução do quadro meteorológico e prestando assistência às comunidades afetadas.