Antoninense será jurado do Carnaval 2026 no Rio de Janeiro
O antoninense de coração Cainã Alves foi escolhido para ser um dos jurados do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. Ele é doutor em Música, pesquisador em etnomusicologia com ênfase no Carnaval, Maestro da Filarmônica Orquestra Show e produtor musical.

A LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), publicou a lista de jurados para o Rio Carnaval 2026 nas redes sociais e, entre os nomes, está o do antoninense. A divisão dos escolhidos é feita por categorias. Cainã está entre os seis jurados do quesito Harmonia.
Eles terão que analisar subquesitos como: canto da escola, harmonia instrumental, e harmonia vocal. Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro acontecem no domingo (15/02), segunda (16/02) e terça-feira (17/02) de Carnaval na Marquês de Sapucaí.
Orgulho de representar Antonina
Cainã contou ao JB Litoral que nasceu em Curitiba, mas aos 4 meses de vida se mudou para Antonina, onde cresceu. Sua trajetória musical começou na Filarmônica Antoninense, onde deu seus primeiros passos como instrumentista.

“Iniciei meus estudos no saxofone e, posteriormente, ampliei minha formação aprendendo clarinete. Aos 15 anos, assumi pela primeira vez a função de maestro da Filarmônica, experiência que marcou profundamente minha relação com a música e com a educação musical”, disse o maestro.
Aos 17 anos, ingressou no curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, concluindo a graduação aos 21 anos. No ano seguinte, aos 22, assumiu a regência da Filarmônica Orquestra Show, função que exerce até hoje, conciliando a prática artística com a formação de novos músicos.
Após a graduação, deu continuidade à formação acadêmica com o mestrado e o doutorado em Música, aprofundando seus estudos nas áreas de etnomusicologia, carnaval, fandango e pesquisa musical.
“Desde 2022, atuo também como professor do curso de Produção Musical da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde desenvolvo atividades de ensino, orientação e pesquisa, integrando a vivência artística com a formação acadêmica e profissional dos estudantes”, relatou.
A escolha dos julgadores pela LIESA ocorre por meio de um processo contínuo de recebimento e avaliação de currículos. No caso do antoninense, ele enviou o currículo e foi contatado.
“Foi um desejo que nasceu do profundo respeito que tenho pelo Carnaval enquanto manifestação cultural, histórica e social. Integrar o time de jurados de um dos carnavais mais importantes do país não é para mim, um lugar de vaidade, mas de compromisso. A expectativa é gigante, mas vem acompanhada de consciência: consciência do peso dessa função, da responsabilidade com cada escola e com cada comunidade que deposita ali meses, muitas vezes anos, de trabalho, sonho e identidade”, analisou o maestro.
Segundo ele, assumir a função de jurado exige escuta, sensibilidade e compreender que cada desfile carrega histórias, territórios, ancestralidades e afetos.
“Minha expectativa é poder contribuir com um olhar atento, técnico e humano, honrando a confiança recebida pela Liesa e reconhecendo a grandeza coletiva que sustenta o Carnaval como uma das expressões culturais mais potentes do Brasil”, concluiu Cainã.
Professor e maestro
Cainã é doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com período de doutorado sanduíche na Universidad Nacional Autónoma de México por meio de bolsa da CAPES.
Atua como professor auxiliar na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), ministrando disciplinas nos cursos de Produção Musical, Teatro e Artes Visuais. É maestro da Filarmônica Orquestra Show e da Marching Band da Filarmônica Antoninense, com experiência consolidada em produção musical, performance instrumental e regência de grupos artísticos.
O antoninense também desenvolve pesquisas em etnomusicologia, com foco no consumo musical digital no Brasil pós-pandemia, além de dedicar-se ao estudo do Carnaval brasileiro e suas múltiplas expressões culturais.
