Aplicativo ajuda a população de Pontal do Paraná a detectar casos de Covid-19


Por Gabriel Santos Publicado 18/11/2021 às 11h13 Atualizado 16/02/2024 às 19h30

Os moradores pontalenses agora têm a chance de agendar os exames PCR-RT a fim de identificar casos suspeitos de coronavírus pelo aplicativo “Dados do Bem” implantado em Guaratuba e outras cidades do Brasil, o projeto, desenvolvido pelo Instituto D’Or Pesquisa e Ensino e Zoox, está disponível para download nas lojas de aplicativo Google Store e App Store.

Os usuários precisam repassar certas informações que servirão como guia quando solicitar o exame, perguntas auto avaliadoras são feitas sobre quais sintomas a pessoa sente ou se teve contato com pessoas infectadas. A ferramenta não utiliza os dados móveis, que disponibilizam o acesso à internet pelos celulares, facilitando o acesso da população ao aplicativo.

O serviço não é exclusivo aos moradores de Pontal, veranistas vindos de diferentes cidades também podem utilizar o serviço gratuito. “O aplicativo veio em boa hora, com a temporada de verão sempre ocorre o aumento das demandas no município. Estávamos preocupados como iria ficar a situação da testagem e confirmação dos casos, mas com o aplicativo [Dados do Bem] isso será essencial no controle dos casos”, comenta a vice-prefeita, Patrícia Marcomini.

Segundo a Secretária de Saúde Carmen Cristina Moura dos Santos, a iniciativa, além de melhorar o tempo de espera na identificação dos casos, não terá custos aos cofres do município. “O aplicativo foi disponibilizado gratuitamente à cidade e reforça a parceria feita com Instituo de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), responsável por cuidar das análises dos testes”, explica a servidora.

O diferencial do aplicativo está na capacidade em mapear os locais onde há o maior número de contaminados, proporcionando criar ações específicas a cada região. O coordenador operacional da “Dados do Bem”, Jorge Henrique Carregal, destaca o seu funcionamento. “A ferramenta foi feita para otimizar o rastreamento da Covid, o ponto chave é o sistema de georreferenciamento que tem objetivo de ajudar os governos a entender a situação mais a fundo”.