Após carta de fiéis, padre Emerson fala sobre sua saída da Catedral de Paranaguá


Por Diogo Monteiro e Maisy Pires Publicado 07/04/2025 às 12h51

O anúncio da transferência do padre Emerson Zella, pároco da Catedral Diocesana de Paranaguá, causou surpresa e comoção entre os fiéis. Segundo os membros da comunidade, a decisão, assinada pelo bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron, foi divulgada sem diálogo prévio, gerando insatisfação e motivando a publicação de uma carta aberta direcionada ao líder religioso, divulgada neste domingo (6).

padre emerson
Foto: Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá

No texto, os fiéis destacam o impacto positivo da atuação do padre, seu zelo pastoral e a revitalização da vida paroquial. “Receber a notícia de sua saída, sem um diálogo prévio com a comunidade ou explicações transparentes, nos abalou profundamente. Sua atuação à frente da Catedral tem sido marcada por um zelo pastoral admirável, por uma presença constante e acolhedora, por homilias profundamente formativas e por uma dedicação visível ao serviço de Deus e de seu povo. ”, diz parte da nota escrita pelos leigos, que também pedem a reconsideração da transferência por parte do bispo [Confira a nota na íntegra no final da matéria].

Padre Emerson está à frente da Catedral desde 21 de fevereiro de 2016, sendo reconhecido por seu trabalho pastoral, suas homilias formativas, ações de manutenção da igreja histórica e por sua presença constante e acolhedora junto à comunidade.

Em nota divulgada nas redes sociais da paróquia, o sacerdote comentou a carta e a mudança, programada para o início de maio deste ano. “Caros irmãos e irmãs! Expresso minha gratidão a todos que fazem parte de minha vida e missão. Nós, padres, temos a missão de servir a Cristo onde Ele nos chamar. Hoje, a Igreja me chama para uma nova missão.”

O padre também pediu que a comunidade acolha com fé e confiança as mudanças propostas pela Diocese.

“Agradeço o carinho e a acolhida, mas peço também que acolham, na fé, as mudanças necessárias neste momento de nossa história diocesana. Deus abençoe nosso bispo e nosso clero! […] Vamos acolher com fé todas as transferências e, unidos, continuar nossa missão evangelizadora. Como disse Jesus: ‘Ide pelo mundo anunciar o Evangelho’. Nossa vocação é essa: ir.”

Sobre a mudança

O JB Litoral entrou em contato com a assessoria da Catedral Diocesana para esclarecer os motivos da saída do padre, mas não obteve retorno por parte do bispo.

O JB apurou ainda que, “de acordo com o Direito Canônico, no Brasil, é comum que um sacerdote permaneça, em média, seis anos à frente de uma paróquia, exercendo as funções atribuídas ao pároco. No entanto, esse período pode variar conforme as necessidades da comunidade, do próprio padre e da diocese.

A definição sobre a permanência ou transferência de um sacerdote cabe ao Conselho Presbiteral, órgão formado pelo bispo da diocese ou arquidiocese e por padres escolhidos por ele. Segundo as normas da Igreja, a mudança pode ocorrer de forma voluntária, a pedido do próprio sacerdote, ou por obediência, quando determinada diretamente pelo bispo”.

Confira a carta aberta na íntegra:

“Carta Aberta ao Exmo. Sr. Bispo Diocesano e à Administração da Diocese de Paranaguá

Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Edmar Peron,

Prezados membros da Cúria Diocesana,

Com espírito de respeito e fidelidade à Igreja, nós, membros da comunidade da Paróquia da Catedral de Paranaguá,  vimos por meio desta carta aberta expressar nossa profunda tristeza e perplexidade diante da notícia da transferência de nosso pároco, o Reverendíssimo Padre Emerson Zella.

Sua atuação à frente da Catedral tem sido marcada por um zelo pastoral admirável, por uma presença constante e acolhedora, por homilias profundamente formativas e por uma dedicação visível ao serviço de Deus e de seu povo. O Padre Emerson tem revitalizado nossa vida comunitária, estreitado os laços entre os fiéis, promovido a unidade e incentivado uma vivência autêntica da fé.

Receber a notícia de sua saída, sem um diálogo prévio com a comunidade ou explicações transparentes, nos abalou profundamente. Sabemos que as transferências fazem parte da vida e da missão da Igreja, mas também acreditamos que, como leigos comprometidos com a paróquia, temos o direito e o dever de expressar nossa dor, nosso espanto e, sobretudo, nosso desejo de que essa decisão seja reconsiderada.

Dom Edmar , com todo respeito, suplicamos que reavalie a decisão de remover o Padre Emerson de sua missão nesta Catedral. Acreditamos que sua permanência ainda é essencial para os projetos pastorais em andamento e para o cuidado espiritual de tantos fiéis que nele encontraram um verdadeiro pastor.

Rogamos ao Espírito Santo que ilumine as decisões da Diocese e que a vontade de Deus se manifeste, sempre em favor do bem maior do povo de Deus.

Respeitosamente,

Catedral de Paranaguá

Leigos e leigas”


Sobre

Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, com pós-graduação em Comunicação e Oratória, atua há mais de 10 anos na área, com experiência em portais, televisão, rádio e assessoria de imprensa. Atualmente, é editora-chefe do JB Litoral, onde lidera a produção de conteúdo com foco em informação de qualidade e responsabilidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *