Após denúncia de suposta violação, Unespar anula prova objetiva para o cargo de Comunicador Social


Por Redação Publicado 25/02/2026 às 15h45

Após denúncia de suposta violação da prova objetiva do concurso público para Agente Universitário, realizado no último domingo (22), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou, na tarde desta quarta-feira (25), o edital em que anula a prova somente para o cargo de Comunicador Social.

UNESPAR FRENTE 19.11.25 00 – Foto Maria Heiffer JB Litoral
Para o cargo de Comunicador Social, foram registrados 96 inscritos. Foto: Maria Heiffer/JB Litoral

O desdobramento ocorreu após o JB Litoral noticiar a denúncia por uma candidata afirmando que um dos fiscais, antes da realização do teste, teria notado que o envelope contendo as provas estava violado. Segundo ela, havia o risco concreto de que o conteúdo das provas havia sido acessado previamente, comprometendo a lisura e a idoneidade de todo o concurso.

No último edital publicado, Alvaro Henrique Borges, presidente da CPPS/UNESPAR, decidiu pela “nulidade parcial da etapa da realização da Prova Objetiva do certame, no que se refere estritamente à vaga id. 172 Comunicador Social, do Campus de Paranaguá, por ocorrência de vício insanável na aplicação da prova em 22/02/2025, implicando única e exclusivamente à esta referida vaga/id/campus”, afirmou Alvaro.

Foi realizada a suspensão das próximas etapas do certame relacionado ao cargo em específico até nova aplicação de prova. Novas informações sobre ensalamento devem ser publicadas a partir do dia 5 de março.

Para o cargo de Comunicador Social, foram registrados 96 inscritos. A taxa de inscrição foi de R$ 200 e há apenas uma vaga disponível.

“A Administração está tomando todas as medidas cabíveis para apuração de possível autoria e materialidade para responsabilização devida pelo ocorrido”, declarou o presidente do CPPS/Unespar.

Sobre o concurso

O processo seletivo ofereceu vagas para os sete campi da universidade e a reitoria para integrar o quadro técnico-administrativo da instituição. Os candidatos concorrem para as funções: Analista de Gestão Universitária, Museólogo, Arquivologista, Assistente Social, Comunicador Social e Programador Visual, com salários acima de R$ 7 mil.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *