Aprender brincando e fazendo: é assim que funciona projeto que contempla alunos de escolas públicas do Litoral


Por Flávia Barros Publicado 29/08/2023 às 23h50 Atualizado 18/02/2024 às 21h51

Uma geração que já nasceu conectada, que faz várias coisas ao mesmo tempo. Um desafio para educadores que cresceram em uma época com metodologias de ensino diferentes da atual, onde não basta ver, é preciso fazer. A chamada cultura maker, do “faça você mesmo”, é um dos diferenciais do projeto Futuro Integral na Escola, do Serviço Social do Comércio (Sesc Paraná), que oferece atividades no contraturno escolar para cerca de 400 alunos da rede pública de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, na unidade Sesc Caiobá. Durante o mês de agosto, o projeto abordou atividades relacionadas ao tema ‘Ciência e tecnologia’ e também o Sarau Literário.

Aprendem se divertindo

Em sala de aula, os alunos realizaram experimentos físicos relacionados à eletricidade. Como o uso de balões para entenderem a eletricidade estática e um experimento sobre o circuito elétrico, em que viram como surgiu a eletricidade e como funciona o circuito, em que o desafio era descobrir qual a cor da lâmpada de led do circuito.

Com os alunos pequenos aprendemos porque somos um diferente do outro, e o que faz isso acontecer. Aprendemos sobre a estrutura do DNA e como isso funciona dentro do nosso corpo. É uma troca de vivências em que as crianças também trazem seus pontos de vista e enriquecem a experiência com os orientadores Sabrina e Raony”, diz Vandréia Braga, técnica de atividades do Sesc Caiobá.

Sarau Literário

Para demonstrar que a cultura maker pode abranger todas as áreas do conhecimento, além do público já atendido pelo projeto, também foram convidadas outras crianças do 4° ano da Escola Municipal Caetana Paranhos, de Matinhos, que, juntas, colocaram em prática o projeto “Literatura Maker”, dentro da proposta do Sarau Literário. A atividade foi realizada durante o mês de agosto em todas as unidades do Sesc integrantes do Futuro Integral na Escola. Por meio da leitura do livro “Carol”, de Laertes Coutinho, foram reproduzidos alguns experimentos inspirados na obra literária, tais como uma colônia de fungos e bactérias, um cachorro Frankenstein e uma bicicleta voadora, colocando em prática o movimento de ensino maker.

Fechamento à altura

Para encerrar o ciclo de atividades desenvolvidas em agosto, nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), crianças e familiares poderão assistir a um espetáculo teatral que segue a mesma linha da experimentação do projeto e aborda ciências que mais causam arrepios nos estudantes, física e química. Mas longe de ser algo difícil, uma apresentação teatral mostra, na prática, experimentos que divertem e ensinam ao público. O idealizador do Projeto Maker, que concebeu o espetáculo Ciência e Show, é o professor de Física e engenheiro mecânico, Ailton da Silva.  

As crianças assistem e interagem no palco com uma apresentação de três experiências: O Mundo da química: Pasta de dente de elefante; Brincando com ciência: nitrogênio líquido; e A física em ação: canhão de gelo seco. As crianças interagem e se encantam todo o tempo, é muito gratificante poder trazer essa apresentação nos dois dias, para que mais crianças possam participar”, explicou Ailton, ao JB Litoral.