Área de invasão em Paranaguá vira alvo de disputa por água e luz


Por Katia Brembatti Publicado 03/09/2021 às 16h47 Atualizado 16/02/2024 às 12h16
Cano corte abastecimento Vila das Torres

Moradores da Vila das Torres, uma área de invasão próxima à Vila Garcia, às margens da PR-407 em Paranaguá, reclamam que estão com dificuldades para ter acesso à energia elétrica e a abastecimento de água. Para conseguir o fornecimento, estariam sendo cobrados: R$ 1,5 mil pela luz e R$ 500 pela água, a partir de ligações clandestinas. E mesmo pagando, não estariam recebendo o serviço: a energia elétrica, por exemplo, estaria em meia fase, insuficiente para manter ligados eletrodomésticos como geladeira.

Kauane Karine Henrique, de 24 anos, mora na área desde abril do ano passado e conta que, depois que reclamou sobre as condições dos serviços, acabou ficando sem água. A mangueira que passa na frente da casa foi cortada. Para garantir água para as três filhas, depende de um poço no fundo do quintal.

Vila das Torres Invasão
Vila das Torres fica próximo ao bairro Vila Garcia em Paranaguá. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

O responsável pela área seria Flávio Henrique Cordeiro da Silva. Ele afirma que não fornece os serviços de água e luz e que os moradores da região se unem e dividem as despesas com cabos, canos e mão de obra. Flávio confirma que são ligações alternativas, por ser uma área de ocupação não regularizada, e que por isso é abastecida pela Copel e pela Paranaguá Saneamento. Ele também nega que tenha cortado a mangueira de fornecimento de algum morador.

O JB Litoral pediu um posicionamento da prefeitura sobre a situação na área, que informou que a questão está sendo discutida na Justiça. A reportagem aguarda as respostas sobre as demais perguntas. O JB Litoral trará uma reportagem especial sobre a Vila das Torres na edição impressa, que circula na segunda-feira (6).